22/04/2024

Ucrânia acusa Rússia de invasão no sistema de telecomunicações

Foi revelado mais um detalhe entre Ucrânia e Rússia que pode levar a mais um capítulo da tensão e guerra entre os países.

Hackers russos conseguiram acessar o sistema da Kyivstar, a principal empresa de telecomunicações da Ucrânia, a partir de maio do ano anterior, em um ataque cibernético que o chefe de espionagem cibernética da Ucrânia descreve como um aviso significativo para o Ocidente. Este ataque, que se destaca como um dos eventos mais impactantes desde a invasão russa ocorrida quase dois anos atrás, resultou na interrupção dos serviços oferecidos pela Kyivstar para cerca de 24 milhões de usuários, persistindo ao longo de vários dias a partir de 12 de dezembro.

Rússia

Illia Vitiuk, chefe cibernético do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), forneceu detalhes exclusivos sobre a invasão em uma entrevista, revelando que o incidente causou danos substanciais e teve como objetivos principais criar terror psicológico e coletar informações de inteligência. A extensão e a natureza impactante desse ataque indicam a necessidade de uma maior atenção e medidas preventivas por parte do Ocidente diante das ameaças cibernéticas emergentes.

Durante o curso de sua investigação, a SBU identificou indícios que sugerem uma tentativa de invasão aos sistemas da Kyivstar em março ou em uma data anterior, conforme afirmado em uma entrevista concedida em 27 de dezembro. Segundo Vitiuk, representante da SBU, a agência avaliou que os hackers em questão poderiam estar visando o roubo de informações pessoais, a obtenção da localização de dispositivos telefônicos, a interceptação de mensagens de SMS e o acesso a contas do Telegram com os privilégios correspondentes ao nível de acesso que conseguiram obter.

Um representante da Kyivstar informou que a empresa está em colaboração próxima com o Serviço de Segurança da Ucrânia para investigar o ataque que ocorreu. A empresa está comprometida em tomar todas as medidas necessárias para eliminar possíveis riscos futuros relacionados à segurança cibernética. Além disso, enfatizou que não houve divulgação de dados pessoais ou informações de assinantes como resultado desse incidente.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários