27/04/2024

TikTok ou YouTube? Rede social de vídeos curtos testa conteúdos de 30 minutos

Enquanto o Youtube está investindo nos vídeos super curtos, o TikTok, que é uma rede social de conteúdo rápidos quer ir na contramão.

O TikTok está explorando a ideia de competir diretamente com o YouTube, indicando uma possível mudança em sua abordagem de conteúdo. Atualmente, a plataforma é conhecida por vídeos curtos que rapidamente se tornaram populares globalmente. No entanto, a empresa chinesa está realizando testes para permitir que os usuários enviem vídeos com duração de até 30 minutos. Essa possível extensão do tempo de vídeo sugere uma transição significativa do formato de conteúdo curto que inicialmente definiu o TikTok.

TikTok

A mais recente funcionalidade está atualmente disponível na versão beta do aplicativo TikTok para sistemas operacionais iOS e Android, sendo testada em alguns países, incluindo o Reino Unido. É importante destacar que a empresa ainda não emitiu uma confirmação oficial sobre a realização desses testes. Apesar disso, os indícios sugerem que essa introdução é uma progressão natural por parte da empresa. Essas informações foram reportadas pelo TechCrunch.

O TikTok, conhecido por sua popularidade no formato de vídeos curtos, está gradualmente ampliando suas capacidades para permitir conteúdos mais extensos. Inicialmente, a plataforma elevou o limite de tempo de vídeo de 15 segundos para um minuto. Posteriormente, expandiu ainda mais essa capacidade para três minutos e, em seguida, para 10 minutos. Nos últimos meses, foram iniciados testes para permitir uploads de vídeos com até 15 minutos de duração.

Essa evolução tem levado o TikTok a entrar em uma competição mais direta com o YouTube, uma vez que a plataforma chinesa busca atrair criadores de conteúdo acostumados a produzir vídeos mais longos, algo tradicionalmente associado ao seu concorrente. A empresa está se esforçando para conquistar uma parcela do mercado de vídeos de formato estendido e expandir sua presença no cenário de compartilhamento de vídeos online.

A ampliação do limite de tempo para 30 minutos abriria a possibilidade para a rede social chinesa atrair uma variedade de conteúdos, tais como vídeos de receitas culinárias, tutoriais de beleza, material educacional e esquetes de comédia. Além disso, episódios completos de programas de TV teriam a chance de ganhar espaço nessa plataforma.

No ano passado, o Peacock disponibilizou gratuitamente o primeiro episódio de “Killing It” no TikTok, mas teve que dividi-lo em cinco partes devido ao limite de tempo. Antecipando essa necessidade, a rede social está experimentando melhorias para tornar a visualização de vídeos mais longos mais conveniente, inclusive testando um modo de tela cheia horizontal em algumas regiões. Essas mudanças visam facilitar a experiência do usuário e promover a diversidade de conteúdos na plataforma.

Além da migração dos usuários chineses para o YouTube, observa-se uma tendência contrária. O Google, responsável pela plataforma, lançou recentemente uma nova ferramenta chamada Shorts. Essa ferramenta foi projetada para a criação e compartilhamento de vídeos mais curtos, semelhantes aos que popularizaram o aplicativo TikTok.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários