27/04/2024

Saiba o que muda com o fim de cookies de terceiros no Google Chrome

Empresa começou a desativação das extensões hoje (04), iniciando o processo de transição para o fim de rastreamento de cookies de terceiros.

Nesta quinta-feira (04), o Google iniciou o processo de desativação dos cookies de terceiros em seu navegador, o Chrome. Segundo a empresa, a partir de agora, passa a apostar em uma alternativa “mais focada em privacidade”. A princípio, o recurso de rastreamento começará a ser implementado pela companhia em 1% da base de usuários.

A ação da big tech é o passo inicial para o movimento concreto da chamada Privacy Sandbox, criada pelo Google para nomear esse processo de transição para o fim de rastreamento de cookies de terceiros. A ideia é começar a partir desse 1% e, posteriormente, desligar o rastreamento de toda a base do navegador até o fim de 2024.

Entretanto, esse prazo pode mudar, pois a empresa afirmou que a “iniciativa está sujeita a quaisquer alterações remanescentes relativas à concorrência, apresentadas pela Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido“.

Os cookies são dados armazenados nos navegadores a pedido dos sites. As informações coletadas são aproveitadas para segmentar anúncios publicitários. Ou seja, por meio dos cookies, os usuários recebem anúncios de montadoras em sites e aplicativos após pesquisar sobre “smartphone” na internet, por exemplo.

De modo geral, os cookies não representam perigo, pois eles costumam guardar códigos aleatórios para identificar usuários, e não dados pessoais. No entanto, podem ser usados por sites com práticas não recomendadas para armazenar nome, e-mail ou telefone, por exemplo.

Desde 2020, o Google trabalha para interromper esse tipo de rastreio. Alguns navegadores rivais, como Firefox, da Mozilla, e Safari, da Apple, já bloqueiam os cookies de terceiros. As empresas responsáveis por esses programas alegam que a medida dá mais privacidade aos usuários.

O que muda agora?

Com a desativação de cookies de terceiros, o Google disse que pretende repassar informações aos anunciantes de forma anônima. Sendo que eles poderão usar a ferramenta Topics, que filtra usuários a partir de interesses, deduzidos a partir dos sites visitados em um determinado período, atualmente uma semana. No caso, os assuntos dos anúncios serão selecionados de forma aleatória entre os cinco principais temas do usuário no período.

A empresa chama atenção para a diferença entre publicidade com base em interesses e publicidade contextual, sendo essa segunda uma modalidade de anúncios baseada no conteúdo da página que o usuário está visitando.

De acordo com o Google, aqueles que forem contemplados nessa fase inicial serão avisados.

“Você receberá um aviso quando abrir o Google Chrome num computador ou num celular Android. Quando navegar pela internet, os cookies de terceiros serão restritos por padrão, limitando a capacidade de rastrear suas atividades em diferentes sites”, explica.

Com a desativação, alguns sites podem apresentar instabilidade. Para isso, o usuário poderá reativar temporariamente os cookies de terceiros naquele site específico que está apresentando problema.

ViaG1
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