16/04/2024

Claro e Algar lideram portabilidade numérica em 2023

Operadoras Claro e Algar lideraram o serviço de portabilidade numérica em 2023 nos serviços de telefonia móvel e fixa, respectivamente.

A Claro destacou-se como a principal operadora na área de portabilidade numérica no setor de telefonia móvel durante o ano de 2023, de acordo com uma análise recentemente divulgada pela consultoria Teleco, utilizando dados fornecidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No período compreendido entre janeiro e dezembro do ano anterior, a Claro registrou um saldo positivo de 709 mil solicitações de portabilidade, consolidando sua posição como a operadora líder nesse segmento.

Telefonia

O estudo abrange uma linha do tempo que se estende desde 2018 até o presente, e revela que a Claro não apenas manteve, mas também reforçou sua liderança ao longo desse período em termos de solicitações de portabilidade no cenário da telefonia móvel.

No âmbito da telefonia fixa, a Algar Telecom conquistou o título de operadora com o maior número de clientes adquiridos por meio da portabilidade numérica, apresentando um saldo líquido de 122 mil de linhas. Essa conquista destaca a competência da Algar Telecom em atrair e reter clientes por meio da portabilidade, consolidando sua posição no mercado de telefonia fixa.

A Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade encarregada de administrar os sistemas de portabilidade numérica no Brasil, divulgou dados indicando que, desde a implementação do sistema em 2008, ocorreram 90,2 milhões de transferências de operadora com a manutenção do número, predominantemente na esfera da telefonia móvel. Durante esse período, foram realizadas 67,9 milhões de portabilidades móveis e 22,3 milhões de portabilidades para números fixos.

As regiões brasileiras que lideraram em número de portabilidades efetivadas foram São Paulo (DDD 11), registrando 18,57 milhões de trocas no período; Rio de Janeiro (DDD 21), com 10,255 milhões; Minas Gerais (DDD 31), totalizando 5,33 milhões; e Rio Grande do Sul, com 3,788 milhões de portabilidades. Esses números destacam a significativa adesão e utilização do serviço de portabilidade numérica ao longo dos anos, evidenciando a mobilidade e a busca por melhores condições oferecidas pelos diferentes provedores de serviços de telecomunicações no Brasil.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários