14/04/2024

Netflix considera adicionar anúncios e compras in-app em seus jogos

Empresa também considera oferecer jogos ‘sofisticados’ por um custo adicional além da taxa de assinatura, para gerar mais receita.

A Netflix está estudando fazer uma mudança em sua divisão de jogos. Assim como fez com a assinatura do seu catálogo de filmes e séries, a plataforma tem buscado meios para gerar receitas além da assinatura tradicional. De acordo com o Eurogamer, o streaming está considerando introduzir compras e anúncios no aplicativo em seus jogos.

Segundo a reportagem, os executivos do streaming “discutiram meios de gerar receita além da assinatura” e as sugestões de microtransações e propagandas, ambos os quais a gigante do streaming evitou até agora.

Até então, a Netflix disponibiliza mais de 75 títulos jogos para celular para os assinantes de forma gratuita, incluindo títulos populares como GTA (Grand Theft Auto), Monument Valley, Oxenfree, entre muitos outros.

Segundo o The Wall Street Journal, a Netflix está discutindo há meses formas de monetizar seus jogos. Entre as opções consideradas estão a introdução de compras dentro do aplicativo, a cobrança por títulos mais premium e a inserção de anúncios nos jogos para assinantes do plano com anúncios.

Ou seja, seria um plano parecido com o atual, em que os assinantes assinaram um pacote mais barato. No caso dos games premium, a plataforma considera oferecer jogos “sofisticados” por um custo adicional além da taxa de assinatura. A ideia inicial é que os considerados de alto orçamento sejam os primeiros títulos pagos.

O WSJ enfatizou que neste momento estas são apenas discussões internas e não são de forma alguma indicativas de que a Netflix irá de fato fazer essas mudanças. Diz, no entanto, que as discussões ocorreram nos “últimos meses” e cita que a notícia foi divulgada por “pessoas familiarizadas com as discussões”.

Vale destacar também que em abril passado, a Netflix chegou a declarar que não iria adicionar anúncios e pagamentos nos jogos em uma teleconferência de resultados:

“Queremos ter uma experiência de jogo diferenciada e parte disso é dar aos criadores de jogos a capacidade de pensar em construir jogos puramente da perspectiva da diversão do jogador e não ter que se preocupar com outras formas de monetização”, disse o co-CEO da Netflix, Greg Peters.

Entretanto, os planos da empresa podem mudar. Acontece que a plataforma foi contra adicionar anúncios e reprimir o compartilhamento de senhas, mas acabou mudando de ideia depois que perdeu milhares de assinantes em 2022. Atualmente, ela cobra pelo compartilhamento de contas, além de ter criado uma plano mais básico com suporte a anúncios.

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