27/04/2024

Meta anuncia estratégia na busca pela Inteligência Artificial Geral

Mark Zuckeberg, CEO da Meta, anunciou na internet que está investindo em novas possibilidades dentro da Inteligência Artificial.

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, após investir de maneira substancial no desenvolvimento do Metaverso e ferramentas de IA (Inteligência Artificial) generativas anunciou que sua atual prioridade é direcionar esforços para alcançar a Inteligência Artificial Geral (AGI). Esse enfoque sinaliza uma abordagem mais abrangente e sofisticada na busca por soluções de IA que transcendam aplicações específicas, marcando um passo significativo em direção a sistemas de inteligência mais avançados e versáteis.

AI

Mark Zuckerberg revelou no Threads que a Meta tem como objetivo desenvolver a AGI, ao mesmo tempo em que expande tanto a IA Generativa quanto o Metaverso. Essa mudança estratégica de foco visa acelerar as pesquisas da empresa, conforme delineado nos planos do empresário.

Atualmente, a Meta possui duas equipes dedicadas à pesquisa em IA: a Fundamental AI Research (FAIR), iniciada em 2013, e uma equipe mais recente focada em experiências generativas de IA. Embora Zuckerberg não tenha fornecido muitos detalhes sobre o novo plano de pesquisa, ele indicou que a intenção é formar uma equipe maior para essa empreitada.

O projeto a longo prazo se desenvolve em um contexto em que o setor de tecnologia está passando por ajustes, com empresas reduzindo equipes, otimizando funções e realizando demissões em massa. No entanto, a Meta está concentrando seus esforços nesse redirecionamento estratégico para IA, enquanto já implementou o primeiro corte do ano, afetando alguns funcionários do Instagram. Veja o que Zuckerberg afirmou no Threads sobre o assunto:

“Nossa visão de longo prazo é construir a inteligência geral, abri-la de forma responsável e torná-la amplamente disponível para que todos possam se beneficiar. Estamos aproximando os dois principais grupos de pesquisa em IA da Meta (FAIR e GenAI) e aumentando ambas as equipes para acelerar nosso trabalho.”

A modificação na estratégia de negócios também representa uma maneira de Mark Zuckerberg posicionar a Meta como uma empresa líder em IA, especialmente considerando o fato de que o campo da IA está se tornando cada vez mais saturado com a presença de diversas empresas e projetos.

Em resumo, o fundador da empresa iniciou oficialmente o desenvolvimento da AGI, destacando que o próximo passo significativo da gigante tecnológica será um considerável investimento nessa tecnologia. Ele afirmou: “Estamos construindo uma quantidade significativa de infraestrutura. Até o final deste ano, teremos mais 350 mil unidades do Nvidia H100, totalizando 600 mil H100s e equivalentes de computação, se levarmos em conta outras GPUs.”

Para especialistas na área, essa estratégia é vista como arriscada, principalmente porque o metaverso de Zuckerberg ainda não é amplamente compreendido ou popular. No entanto, o CEO está confiante de que essa percepção mudará até o final da década.

A AGI é uma forma avançada de IA que supera a inteligência humana em quase todas as áreas. Ela faz parte de uma subdivisão da IA, que é geralmente dividida em três grupos principais: Inteligência Artificial Estreita ou Limitada (ANI), AGI e Superinteligência Artificial (ASI).

Recentemente, surgiram notícias sobre a OpenAI trabalhando em uma IA chamada Q*, que supostamente atingiu o nível AGI, causando um grande impacto no mundo da tecnologia devido ao seu potencial revolucionário no desenvolvimento de IAs. Além disso, o CEO do SoftBank, Masayoshi Son, afirmou em uma conferência no ano passado que a Inteligência Artificial Geral (AGI) estará totalmente implementada em 10 anos, e a Superinteligência, um nível ainda mais elevado de IA, em 20 anos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários