22/04/2024

Grupo TIM recebe autorização para venda da NetCo

Companhia Grupo TIM, a antiga Telecom Itália, recebeu a aprovação para dar segmento na transação de venda da NetCo.

O Grupo TIM anunciou que recebeu a aprovação do governo italiano para prosseguir com a venda da NetCo, sua unidade de rede fixa na Itália, para o fundo norte-americano KKR. A autorização foi concedida em conformidade com o acordo previamente estabelecido entre as partes.

TIM NetCo

Seguindo as regulamentações do país, o governo italiano teria a prerrogativa de impor condições à transação. No entanto, a TIM informou em comunicado divulgado nesta manhã que os termos já acordados entre as empresas foram considerados pelo governo como plenamente adequados para garantir a proteção dos interesses estratégicos relacionados aos ativos envolvidos na operação.

A proposta de venda da NetCo é de 18,8 bilhões de euros. A TIM expressou a expectativa de concluir todas as fases da transação, incluindo a aprovação por órgãos antitruste, até o verão de 2024 no hemisfério norte, o que corresponde ao período entre junho e setembro no calendário brasileiro.

No mês de novembro do ano passado, o Grupo TIM divulgou a composição dos ativos que constituíam a unidade de negócios vendida. Essa unidade abrange a infraestrutura de banda larga fixa, propriedades relacionadas, o setor atacadista e a totalidade da participação na subsidiária Telenergia. Além disso, a FiberCop, responsável pela administração da rede secundária de fibra e cobre, também está incluída nesse conjunto de ativos.

A divisão em questão emprega mais de 20 mil colaboradores, sendo que mais de 19 mil desempenham funções na área de Atacado e Rede. A equipe de operações da empresa de telecomunicações é composta por aproximadamente 900 funcionários.

Com a conclusão da venda da sua unidade de infraestrutura fixa, o Grupo TIM está direcionando seu foco para operar predominantemente como uma empresa de serviços. Como resultado dessa reestruturação, a divisão de serviços (ServCo) passará a contar com um quadro total de 16,3 mil colaboradores em regime de tempo integral a partir de 1º de dezembro. A empresa, no geral, terá aproximadamente 17,5 mil funcionários, considerando também aqueles designados para as operações da rede móvel.

Além da alienação da infraestrutura de rede fixa terrestre, a estratégia do Grupo TIM envolve a intenção de vender a Sparkle, sua subsidiária especializada em cabos submarinos. A empresa está aguardando, até o dia 5 de dezembro, uma proposta vinculante da KKR para este ativo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários