19/04/2024

Google construirá cabo submarino entre a América do Sul e a Austrália

Intitulado de Humboldt, em homenagem ao alemão Alexander von Humboldt, rede percorrerá 9.200 km, ligando a América do Sul e a Ásia-Pacífico.

O Google anunciou, nesta quinta-feira (11), a construção de uma rota de cabo submarino ligando o Chile, a Polinésia Francesa e a Austrália – a primeira conectar diretamente a América do Sul e a Ásia-Pacífico: a Humboldt. A estrutura percorrerá 9.200 km e ainda não tem previsão para ficar pronta.

Embora inúmeros outros cabos submarinos atravessem o Oceano Pacífico, eles ligam substancialmente a Ásia à América do Norte, embora alguns serpenteiem pela costa do Pacífico desde os EUA e o México até vários pontos de aterragem no sul do continente.

De acordo com a big tech, uma ligação direta de rede de fibra óptica entre a América do Sul e a região Ásia-Pacífico tem sido uma ambição do governo chileno desde 2016, e estão formando essa parceria para transformar esta visão em realidade.

“Não há muitos dados que precisam ser transferidos entre a Austrália e a América do Sul diretamente”, explica o texto. “Se esta situação estiver para mudar, você pode ter certeza que alguém vai construir um novo cabo no Pacífico Sul”.

O Humboldt fortalecerá a confiabilidade e a resiliência da conectividade digital em todo o Pacífico, interconectando os cabos que compõem a iniciativa South Pacific Connect e acrescentando investimentos em cabos geograficamente diversos que ligam a Polinésia Francesa e o Chile.

Juan Carlos Muñoz, Ministro dos Transportes e Telecomunicações do Chile, conta que o interesse de empresas como o Google mostra que o Chile está fazendo as coisas certas, e que o país está aproveitando seu potencial para gerar o crescimento que ajudará a melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

“São projetos que criam emprego e, posteriormente, quando se tornarem realidade, melhorar as condições de trabalho de milhares de pessoas, além de colocar o Chile como líder na região e fortalecer sua posição como porta de entrada da América do Sul para o mundo digital”, afirma.

O projeto conta com o apoio da estatal chilena Desarrollo País e da Agência de Correios e Telecomunicações da Polinésia Francesa.

O nome “Humboldt” é uma homenagem ao polímata e explorador alemão Alexander von Humboldt. O novo cabo é o mais recente em mais de uma dúzia de cabos submarinos semelhantes nos quais o Google investiu nos últimos 15 anos, uma jornada que começou em 2010 com o Unity que se estendeu cerca de 6.000 milhas através do Oceano Pacífico, da Califórnia ao Japão.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários