26/04/2024

Cabo submarino que liga Europa à América do Sul chegará a Guiana Francesa

Ambiciosa extensão de 2.100 quilômetros impulsiona conectividade entre a Guiana Francesa e a Europa, por meio de cabo submarino.

A EllaLink assinou um contrato para estender sua rede de cabos submarinos conectando a Guiana Francesa à infraestrutura que liga a América do Sul à Europa. A nova extensão terá 2.100 quilômetros e será construída pela Alcatel Submarine Networks. Utilizando tecnologias ópticas avançadas, como uma unidade de ramificação ROADM WSS, o cabo proporcionará uma latência de menos de 80 ms entre a Guiana Francesa e a Europa, com a possibilidade de conexões diretas entre a Guiana Francesa e o Brasil. O cabo Ellalink, com 8 mil quilômetros de extensão, está ancorado em Sines, Portugal, e em Fortaleza, Brasil.

Cabo Submarino

O contrato foi estabelecido com a SPANG, uma empresa pública encarregada do desenvolvimento digital na Guiana Francesa. É crucial destacar que, apesar de sua localização na América do Sul, a Guiana Francesa é um departamento ultramarino da França. A distância geográfica em relação à Europa representa um desafio significativo, dificultando a obtenção de uma conexão direta e segura com o continente europeu.

Além desse aspecto, a Guiana Francesa desempenha um papel de importância estratégica para a União Europeia (UE), principalmente devido à presença das plataformas de lançamento dos foguetes espaciais Arianne. O projeto em questão receberá apoio financeiro do programa Connecting Europe Facility (CEF). Essa iniciativa visa superar as limitações geográficas, contribuindo para a promoção do desenvolvimento digital na Guiana Francesa e fortalecendo os laços estratégicos entre a região e a União Europeia.

Conforme divulgado pelo country manager da EllaLink no Brasil, Rafael Lozano, a empresa já tinha planos de incluir o ramal na Guiana Francesa em suas operações em 2022. Essa nova conexão desempenha um papel estratégico nos objetivos da EllaLink, visando impulsionar o desenvolvimento de outras infraestruturas, com foco em estabelecer conexões para a região amazônica do Brasil.

Um dos projetos em fase de estudo envolve a criação de um ponto de conexão em Belém, o qual seria conectado a Caiena e Fortaleza por meio de cabos submarinos. A iniciativa busca fortalecer a conectividade na região, facilitando a comunicação e o intercâmbio de dados entre essas localidades. Esse plano visa não apenas expandir as capacidades de comunicação, mas também contribuir para o desenvolvimento econômico e social das áreas envolvidas, aproveitando o potencial das novas infraestruturas de telecomunicações.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários