20/04/2024

SpaceX se prepara para mais uma tentativa de lançamento de megafoguete

Após algumas tentativas, empresa tentará mais uma vez fazer esse grande passo tecnológico lançando um foguete enorme para fora da Terra.

Fez um mês desde o último voo do foguete gigante Starship da SpaceX. Eles estão se preparando para lançá-lo pela terceira vez em breve. Esse megafoguete tem duas partes: o propulsor Super Heavy e a nave chamada Starship.

Foguete

O primeiro teste de voo suborbital foi em 20 de abril deste ano. O foguete, que tem 120 metros de altura (o maior já feito pelos humanos), explodiu cerca de quatro minutos depois de decolar. Isso aconteceu porque, pouco antes dos dois estágios se separarem a 35 km de altura, algo deu errado, então o foguete teve que ser destruído automaticamente. Ele caiu e explodiu a 29 km do chão.

Depois de esperar por sete meses, em 18 de novembro, a SpaceX lançou o foguete pela segunda vez. O Starship explodiu oito minutos e 30 segundos depois de entrar em órbita, perdendo a comunicação com a Terra. Mesmo assim, esse lançamento foi considerado um teste bem-sucedido e entrou para a história da exploração espacial.

A SpaceX está aguardando a aprovação da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) para realizar o próximo lançamento do foguete. Enquanto aguarda a autorização, a empresa está realizando os últimos ajustes nos protótipos dos estágios que serão utilizados no próximo voo.

Imagens do foguete na plataforma Starbase, localizada em Boca Chica, sul do Texas (EUA), foram divulgadas no perfil oficial da SpaceX no antigo Twitter, mostrando o foguete posicionado para testes pré-decolagem.

Embora Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, tenha indicado que o foguete estaria pronto para voar antes do Natal, é importante notar que a parte técnica não é o único fator a ser considerado. A liberação depende da conclusão da investigação do incidente mais recente pela FAA, que, uma vez finalizada, emitirá uma nova licença para o lançamento.

No segundo voo de teste integrado do Starship, o objetivo era realizar uma volta quase completa ao redor da Terra, seguida por um pouso irrecuperável no Oceano Pacífico próximo ao Havaí. No entanto, a operação teve uma “rápida desmontagem não programada” cerca de oito minutos após a decolagem.

O enorme primeiro estágio Super Heavy explodiu ao se separar do estágio superior. Apesar disso, o Starship alcançou marcos importantes, incluindo uma bem-sucedida separação de estágio, ausente no primeiro teste em abril. Além disso, os 33 motores Raptor do propulsor Super Heavy queimaram pelo tempo necessário, ao contrário do teste anterior.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários