26/04/2024

MCom faz doação de computadores recondicionados no Mato Grosso do Sul

Equipamentos servirão para criar Pontos de Inclusão Digital (PID) no estado, sendo que a maioria atenderá comunidades indígenas.

Nesta última quarta-feira (06), o Ministério das Comunicações (MCom), por meio do programa Computadores para Inclusão, realizou a entrega de 238 computadores recondicionados pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para a criação de Pontos de Inclusão Digital (PID) no estado. A maioria dos novos PIDs atenderá comunidades indígenas.

O diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital, Rômulo Barbosa, esteve presente na cerimônia de entrega em Campo Grande (MS), onde falou sobre o programa.

“É a inclusão digital propiciando a inclusão social, como determinou o ministro Juscelino Filho. Possibilitar, a cada entrega, que centenas de excluídos tenham acesso às tecnologias da informação e da comunicação, é um trabalho que nos enche de orgulho”, disse.

No mesmo dia também foi assinado o Aditivo de Prazo ao Termo de Execução Descentralizada (TED), celebrado entre MCom e CRC IFMS, prorrogando a vigência da parceria por mais 6 meses, com início em 08 de dezembro de 2023 e término em 07 de junho de 2024. Com isso, o IFMS continua com as atividades do CRC e a meta de recondicionamento e doação de computadores.

A intenção era recondicionar 1.250 computadores, mas por conta dos dois anos de pandemia, não foi possível cumprir o objetivo. Desse total, 666 foram recondicionados e doados, e outros 584 serão recondicionados e doados até junho de 2024.

O CRC/Campus Dourados do IFMS formou 1249 alunos e prevê a formação de mais 1565 até o término do contrato. O CRC IFMS oferece os cursos de Informática Básica, Montagem e Manutenção de Computadores (recondicionamento), Robótica Móvel e Marketing Digital, todos com carga horária de 60h para jovens e adultos.

Sobre o Programa Computadores para Inclusão

Executada pelo MCom, o programa é uma ação do Governo Federal que apoia e viabiliza iniciativas de promoção da inclusão digital por meio dos CRCs e PIDs. Até o momento, já foram doados mais de 33,3 mil computadores recondicionados para a criação de cerca de 2.425 PIDs em 723 municípios de todas as regiões do país.

Ao todo, mais de 25,4 mil alunos já foram plenamente capacitados para o mercado de trabalho formados nos 152 cursos presenciais oferecidos gratuitamente em 21 CRC’s, localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Rio Grande do Sul, Ceará, Amazonas, Goiás, Pernambuco, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Mato Grosso do Sul, Amapá, Maranhão e Sergipe. Até o final de 2024, o MCom pretende inaugurar ao menos um CRC em cada estado do país.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários