28/04/2024

Mais de 2 milhões de brasileiros terão TV com sinal digital; veja lista de cidades

Final de ano será com liberação de sinal da TV Digital em diversas cidades pelo interior do Brasil, após autorização do MCom.

Em comunicados publicados no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira, dia 22 de dezembro, o Ministério das Comunicações (MCom) autorizou a prestação do serviço de Retransmissão de Televisão (RTV) em 13 municípios do Brasil, beneficiando mais de 2,8 milhões de pessoas.

TV

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou a importância da radiodifusão como um dos principais meios de participação social e enfatizou que é uma das prioridades do ministério. Ele afirmou que o objetivo é apoiar entidades e emissoras de rádio e televisão para fornecer serviços que levem mais entretenimento, informação e cultura a todo o país.

“A radiodifusão é um dos mecanismos de participação social mais fundamentais e está entre as nossas prioridades. Vamos apoiar entidades e emissoras de Rádio e Televisão na execução de serviços que levem mais entretenimento, informação e cultura para todo o país”.

As autorizações abrangem seis estados localizados em quatro regiões do Brasil, proporcionando à população o acesso à televisão com qualidade digital. A maioria das autorizações foi concedida para municípios em Minas Gerais, totalizando seis beneficiados. Além disso, foram contemplados os estados do Pará, com três localidades; e Amapá, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Sul, com um município cada.

A Portaria MCom nº 11.354 estabelece requisitos para o desligamento do sinal analógico na cidade de Jacutinga (MG). Esse procedimento envolve a homologação do pedido de desativação do sinal e a devolução do canal correspondente à União, tudo isso conforme a data estipulada em um cronograma específico elaborado pelas entidades responsáveis pela execução do serviço de RTV.

Segundo dados do último censo do IBGE, a medida impactará um total de 2.897.197 habitantes distribuídos em diversas localidades:

UFCIDADECANAL
AP Porto Grande16
PACapanema44
PACapitão Poço43
PAGarrafão do Norte43
MAOlho D’Águas das Cunhas48
MGCaratinga22
MGDionísio22
MGIpanema22
MGInhapim22
RSMaçambará33
MGSão José da Safira22
CEFortaleza22
MGVarginha23
ViaMCom

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários