26/04/2024

Internet em Interlagos alcança 3,8 Gbps; veja detalhes

Foram feitos testes em Interlagos com o Wi-Fi 7 que levaram a esse resultado que é considerado interessantes.

No último domingo (17), a Qualcomm realizou uma demonstração impressionante das capacidades do WiFi 7 no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, durante a etapa final da temporada de 2023 da Stock Car. A rede sem fio foi instalada em um camarote no complexo automobilístico e atingiu uma velocidade de download de 3,8 gigabits por segundo (Gbps) quando a sala estava vazia.

Interlagos

Durante o pico de movimentação de pessoas, a velocidade variou entre 2,1 Gbps e 1,7 Gbps, enquanto a velocidade de upload ultrapassou os 900 megabits por segundo (Mbps).

Essa realização foi possível graças a um link de banda larga de 10 Gbps fornecido pela Americanet, que incluiu o uso da frequência de 6 GHz em um ambiente fechado (indoor). O ponto de acesso R770 da Ruckus Networks foi utilizado na demonstração, e é importante mencionar que ele está atualmente em processo de certificação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse equipamento, que será lançado para o público corporativo, utiliza o chip Qualcomm Networking Pro 820, especificamente projetado para o WiFi 7.

Durante a demonstração para os jornalistas, Hamilton Mattias, diretor de Produto da Qualcomm, explicou a escolha do autódromo para o evento:

“Escolhemos o autódromo para fazer esse lançamento porque é uma área de grande concentração de pessoas. Então, você precisa ter capacidade para fornecer banda larga de alta velocidade em uma aglomeração.”

O executivo explicou que, no caso dos smartphones, o WiFi 7 pode atingir velocidades de até 5,6 Gbps devido à configuração das antenas. No entanto, a taxa real de download geralmente gira em torno de 4 Gbps.

A Qualcomm tem a expectativa de que mais dispositivos móveis com suporte à sétima geração sem fio sejam lançados até 2024. Para isso, a empresa está investindo em parcerias com fabricantes de equipamentos de acesso, especialmente em ambientes com muitos usuários, como estádios, shoppings, aeroportos, escolas, parques e autódromos. A empresa defende o uso não licenciado da faixa de 6 GHz (WiFi) tanto em ambientes internos quanto externos.

A ênfase da Qualcomm está na experiência do usuário, especialmente em locais com grande densidade de usuários. O executivo mencionou que, mesmo compartilhando uma rede de cerca de 4 Gbps, mais de 100 pessoas puderam usá-la simultaneamente, obtendo uma experiência de 200 a 300 Mbps.

No camarote, também foi possível utilizar a tecnologia WiFi 6E, que opera na frequência de 6 GHz. Os testes mostraram velocidades de download de 740 Mbps quando a sala estava menos movimentada e 240 Mbps em momentos de maior movimento.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários