24/04/2024

Home office expõe dados dos empregados; empresas podem se proteger

Com a popularização do estilo home office houve também um grande aumento da insegurança digital ligada ao trabalho.

A pandemia de Covid-19 popularizou o home office e a abordagem de anywhere office, permitindo que os funcionários trabalhem de qualquer lugar, inclusive enquanto viajam. Embora traga benefícios à qualidade de vida, a segurança dos dados empresariais deve ser uma preocupação.

Home Office

Conforme dados do relatório de ameaças da ESET, as tentativas de conexão clandestina cresceram 865,5% em 2020 e 657,1% em 2021 na América Latina. 

Por dados como esses a cima, Denis Riviello, especialista em Cibersegurança da Compugraf, destaca a importância de adotar boas práticas de segurança para mitigar ameaças.

Durante viagens e o uso de redes desprotegidas, há riscos de captura e exposição de dados confidenciais, sendo crucial que os funcionários ajam com responsabilidade, enquanto as empresas implementam soluções específicas para garantir a cibersegurança.

“Enquanto os colaboradores estiverem viajando e usando redes desprotegidas, podem acontecer capturas e exposição de dados confidenciais. Os métodos de uso devem partir dos funcionários, mas o uso de soluções específicas para garantir a cibersegurança deve vir das companhias, é um trabalho conjunto”.

Segundo o executivo, o cuidado precisa ser constante, pois os riscos são grandes. Ele afirma que caso haja violação da segurança, pode ocorrer a captura de dados, que podem ser confidenciais, fora a exposição a malware e vírus. “Além disso, ao conectar-se a essas redes, os dispositivos podem realizar downloads automáticos de arquivos maliciosos ou ataques direcionados, como o phishing, ameaça nas quais os usuários podem ser enganados e fornecer informações confidenciais, como senha ou detalhes de login”, pontua.

Riviello ainda destaca que, para mitigar essas ameaças, é importante utilizar soluções como uma VPN para criptografar a conexão, ou uma solução de Zero Trust Network Access (ZTNA) para limitar o acesso a recursos e informações corporativas.

“Manter os dispositivos e softwares atualizados, utilizar autenticação de múltiplos fatores, evitar o compartilhamento de informações confidenciais em redes públicas e utilizar outras camadas de segurança, como antivírus e Security Web Gateway (SWG), nos dispositivos de trabalho, pode ser a diferença entre estar protegido e ser vítima de um vazamento”.

Segundo o especialista é necessário buscar formas de proteção. Ele afirma também que no mercado há ferramentas que fornecem uma camada essencial de proteção e segurança para os endpoints utilizados pelos colaboradores remotos, que permitem um acesso remoto seguro à rede corporativa e que protegem os usuários durante o acesso à Internet.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários