25/04/2024

Trojan utiliza SMS para roubar dinheiro

Malware já fez 5 mil vítimas e é direcionado para usuários do Android; saiba como se proteger.

Foto: Clint Patterson/Unsplash

O Kaspersky Lab acaba de publicar um alerta de que o trojan bancário, conhecido como Faketoken, continua ativo e que agora utiliza do envio de mensagens de texto para se espalhar. A ameaça é direcionada para os usuários dos celulares Android.

O Faketoken existe desde 2014 e é considerado umas das 20 pragas mais difundidas em dispositivos móveis. O malware invade contas bancárias e retira dinheiro de vítimas, sobrepondo apps de bancos com janelas falsas para induzir os usuários a inserir seus logins, senhas e informações de cartões.

Agora, em uma nova onda de ataques que já afetou 5 mil usuários, ele tem se espalhando por meio de mensagens de texto. O trojan confere se existe dinheiro disponível na conta bancária e faz recargas no celular da vítima. A partir daí, ele passa a enviar SMSs para os contatos do telefone com um link malicioso para instalar módulos e funcionar em segundo plano no aparelho.

A novidade é que o trojan está enviando mensagens ofensivas aos contatos, inclusive para números internacionais.

VIU ISSO?

–> Pesquisas indicam que smartphones serão foco de cibercrimes

–> Golpes financeiros em dispositivos móveis crescem 58%

–> 10 dicas de segurança para seu dispositivo Android

Atualmente, o Faketoken tem foco na Rússia, mas como ele passou a ter a funcionalidade do envio internacional de SMS, ele pode se espalhar rapidamente para outros países.

Para se proteger, a Kaspersky Lab recomenda que os usuários instalem apenas aplicativos distribuídos pela Google Play, desativando a opção que permite que um app faça download de outras fontes.

É importante também instalar um antivírus e não clicar em links recebidos em mensagens SMS, a menos que se tenha certeza que eles são seguros.

Com informações de Kaspersky Lab.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários