Trojan utiliza SMS para roubar dinheiro

Malware já fez 5 mil vítimas e é direcionado para usuários do Android; saiba como se proteger.

Foto: Clint Patterson/Unsplash

O Kaspersky Lab acaba de publicar um alerta de que o trojan bancário, conhecido como Faketoken, continua ativo e que agora utiliza do envio de mensagens de texto para se espalhar. A ameaça é direcionada para os usuários dos celulares Android.

O Faketoken existe desde 2014 e é considerado umas das 20 pragas mais difundidas em dispositivos móveis. O malware invade contas bancárias e retira dinheiro de vítimas, sobrepondo apps de bancos com janelas falsas para induzir os usuários a inserir seus logins, senhas e informações de cartões.


Agora, em uma nova onda de ataques que já afetou 5 mil usuários, ele tem se espalhando por meio de mensagens de texto. O trojan confere se existe dinheiro disponível na conta bancária e faz recargas no celular da vítima. A partir daí, ele passa a enviar SMSs para os contatos do telefone com um link malicioso para instalar módulos e funcionar em segundo plano no aparelho.

A novidade é que o trojan está enviando mensagens ofensivas aos contatos, inclusive para números internacionais.

VIU ISSO?

–> Pesquisas indicam que smartphones serão foco de cibercrimes

–> Golpes financeiros em dispositivos móveis crescem 58%

–> 10 dicas de segurança para seu dispositivo Android

Atualmente, o Faketoken tem foco na Rússia, mas como ele passou a ter a funcionalidade do envio internacional de SMS, ele pode se espalhar rapidamente para outros países.

Para se proteger, a Kaspersky Lab recomenda que os usuários instalem apenas aplicativos distribuídos pela Google Play, desativando a opção que permite que um app faça download de outras fontes.

É importante também instalar um antivírus e não clicar em links recebidos em mensagens SMS, a menos que se tenha certeza que eles são seguros.

Com informações de Kaspersky Lab.

COMPARTILHAR EM:

COMENTÁRIOS MAIS BEM AVALIADOS DO MÊS

55

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

é um chip degustação, esperava o que? rs
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

48

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

dados atualmente não são problemas para as grandes operadoras, e mesmo assim, mta gente não se sente satisfeito, pois a escolha depende de outros fatores tbm. Ex: Oi oferece pacotes gigantescos de dados e sinal ruim…outras não se sentem bem atendidos, ou enfrentam problemas diversos…esses dias o vivo easy prime deu um BO impedindo que fosse realizado chamadas, Claro Flex tem um plano maravilhoso e um aplicativo péssimo…todas tem prós e contras, e cada consumidor tem uma medida do que é mais importante pra si mesmo.
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

42

Consumidor presta queixa contra comercial de Vivo Fibra

Meu deus do céu. Esse povo tá chato demais. Essa geração mi-mi-mi tá um saco.
  • 20/06/2020 by Tauan Fontoura

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

A Tim só tem um pouco mais de vantagem no pré pago, devido ter Facebook Twitter e Messenger e whatsapp, agora se começar a regular uso, com certeza a Claro vai ser o melhor plano. Tenho e não troco por nenhuma.
  • 02/07/2020 by Roberto Ramos

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

O TIM Black e os planos controle também sofreram essas medidas. Isso vai fazer a Claro roubar os clientes da TIM.
  • 02/07/2020 by Jefferson Rodrigues

COMENTÁRIOS RECENTES DE TODO O SITE

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários