05/04/2024

Google alerta para nova ameaça global à privacidade do usuário

Big tech divulgou um relatório, onde identificou uma série de táticas que os cibercriminosos estão usando para coletar dados de forma ilegal.

Recentemente, o Google divulgou um relatório intitulado “Buying Spying”, alertando para uma nova ameaça à privacidade que vai afetar milhões de pessoas em todo o mundo este ano. O relatório fornece informações críticas sobre fornecedores de vigilância comercial e é resultado dos esforços conjuntos do Grupo de Análise de Ameaças e da Unidade Jigsaw da empresa.

O documento apontou que há uma série de táticas que os cibercriminosos estão usando para explorar as lacunas nas leis de privacidade e coletar dados pessoais de forma ilegal. A principal preocupação da big tech é o aumento do uso de “malware de espionagem”, um tipo de malware elaborado para infiltrar-se em dispositivos e roubar informações confidenciais, como senhas, dados bancários e até mesmo conversas privadas.

De acordo com o Google, os cibercriminosos estão usando uma variedade de táticas para distribuir esse malware, cujos métodos são bastante comuns em práticas deste tipo, como phishing via e-mail, onde eles se passam por empresas legítimas, mas que na verdade são links maliciosos; anúncios online fraudulentos, que direcionaram o usuário para sites infectados; e por meio de aplicativos baixados de fontes não confiáveis que estão infectados com malware.

Por esses mais variados métodos, os cibercriminosos, se conseguirem infectar o malware de espionagem no dispositivo, poderão ter acesso a informações pessoais: nome, endereço, telefone, etc.; dados financeiros, como senhas de bancos, números de cartão de crédito, etc. e conversas privadas, e-mails, mensagens de texto, etc.

Tendo acesso a essas informações, os cibercriminosos poderão usá-las para cometer uma série de crimes, como roubo de identidade, fraude financeira e até mesmo chantagem.

Como se proteger

Para não cair nesse tipo de prática cibernética, o Google fornece alguns cuidados que os usuários precisam ter para garantir maior segurança a sua privacidade. São elas:

  • Cuidado ao abrir e-mails suspeitos, evitando clicar ou abrir anexos de remetentes desconhecidos.
  • Cuidado com os anúncios fraudulentos, não clicando em propagandas online que pareçam ser vantajosas demais.
  • Não baixar aplicativos de fontes não confiáveis, dando preferência sempre às lojas oficias para download de apps, como Google Play e App Store.
  • Manter sempre o software utilizado, garantindo que o sistema operacional e software antivírus estejam sempre atualizados.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários