26/04/2024

Capdeville deixa o Brasil para assumir área de tecnologia na TIM Itália

Atual CTIO da TIM Brasil vai assumir o mesmo cargo na matriz, mas inicialmente, será assessor especial do presidente Pietro Labriola.

O atual CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, vai deixar a operação brasileira de telefonia móvel para comandar a área de tecnologia da empresa na Itália. Após a fase das licenças e vistos de trabalho, o executivo vai se tornar o primeiro brasileiro com trajetória no setor de telecomunicações no Brasil a assumir uma posição equivalente em uma tele europeia.

Capdeville vai assumir o mesmo cargo na matriz, mas inicialmente, será assessor especial do presidente executivo da TIM Itália, Pietro Labriola, até a conclusão dos trâmites necessários. Vale lembrar que embora seja italiano, Labriola já presidiu a TIM Brasil antes de ser designado para o cargo mais importante da empresa na Itália.

Leonardo Capdeville via deixar o Brasil com o sentimento de missão cumprida, uma vez que ele foi o responsável pelos projetos de implementação do 4G e 5G pela TIM e acaba de concluir a meta de levar cobertura 4G para todos os 5.568 municípios brasileiros.

Além disso, ele também assumiu o projeto de expansão das redes de fibra e implementação dos sistemas e transformação digital atuais da TIM. Antes mesmo da chegada do 5G no Brasil, o executivo já defendia a ideia do país adotar a entrada do padrão standalone no mercado móvel.

Como vai ficar a TIM Brasil

O cargo de vice-presidência ocupado por Capdeville será ocupado por dois executivos: Marco di Constanzo e Auana Mattar. Ambos irão se reportar ao CEO Alberto Griselli.

Marco Di Costanzo é atualmente o diretor de engenharia de rede e está no cargo desde junho de 2008, responsável pela inovação, desenvolvimento e operação da infraestrutura de rede da empresa. Formado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela Sapienza pela Universidade da Roma e já foi CTO da Entel e atua desde 1996 no setor de telecomunicações.

Auana Mattar é diretora responsável pela área de transformação digital, e lidera a equipe de tecnologia e inovação aplicada da TIM com o objetivo de entregar aos clientes da empresa a melhor experiência. Ela assume como CIO plena.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários