17/04/2024

Brasil é o 4º país com mais viciados em smartphones, segundo pesquisa

Um dos motivos apresentado no estudo é a questão cultural do país, onde as conexões interpessoais são altamente valorizadas.

Os smartphones já tomam conta de uma parte substancial das atividades realizadas pelas pessoas, seja no profissional ou no pessoal. Atualmente, ter um aparelho celular se tornou uma das coisas mais banais, sendo que mais da metade de toda população do planeta já possui um dispositivo, mesmo que seja modelos antigos sem muita tecnologia.

Entretanto, quando trazemos o assunto para países desenvolvidos, o número é ainda mais marcante, com mais de 80% da população possuindo um smartphone. Embora agilize e torne mais confortável a vida das pessoas, o uso excessivo dos smartphones pode trazer problemas, como deficiências cognitivas, dificuldade no estudo, piora na qualidade do sono, e em alguns casos até na depressão.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela plataforma de descontos online Cupom Válido com dados da Universidade McGill, essa disponibilidade de aparelhos fez crescer também um problema na sociedade, o vício em smartphones.

O levantamento aponta que o Brasil ocupa a quarta posição entre os países mais viciados em smartphones, ficando atrás apenas da Malásia, Arábia Saudita e China. Já os países com menos viciados, são a França e a Alemanha.

Segundo os pesquisadores, esse vício em smartphones está relacionado a normas sociais variadas e expectativas culturais que podem influenciar na importância que os indivíduos atribuem a permanecer em contato constante por meio de smartphones.

Em países como o Brasil, que possui uma cultura mais coletivista, onde as conexões interpessoais são altamente valorizadas, é provável que apresentem taxas mais elevadas de vício em smartphones. Principalmente por passar mais tempo em redes sociais com os amigos e familiares. Diferente de países individualistas, como a Alemanha, que priorizam a autonomia pessoal, e cons quente, pode demonstrar taxas mais baixas de dependência.

Como tratar o vício de smartphone?

O estudo ainda traz algumas medidas para tratar o vício:

  • Definição de limites de tempo máximo gasto no uso do smartphone por dia
  • Controle de notificações, desativando todas as notificações desnecessárias, e reduzindo a tentação de verificar o dispositivo a todo momento
  • Distância física do aparelho, seja deixando em outro cômodo ou fora do alcance das mãos, principalmente na hora do estudo, do trabalho ou de dormir
  • Por fim, caso o vício esteja afetando negativamente a saúde física ou mental, é interessante considerar a ajuda profissional de saúde ou terapeuta
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários