22/04/2024

Apple lança atualização que ‘defende’ iPhone do Flipper Zero

Dispositivo Flipper Zero consegue romper barreiras de segurança de dispositivos das Apple, tanto iPhones quanto iPads.

O Flipper Zero, um acessório de código aberto com diversas aplicações em testes de eletrônicos, perdeu a capacidade de “congelar” iPhones e iPads devido a uma atualização de segurança lançada pela Apple. A empresa abordou essa vulnerabilidade no iOS 17.2, a versão mais recente do seu sistema operacional móvel, conforme relatado pelo site ZDNet.

Flipper Zero

A correção introduzida nessa atualização inclui um novo mecanismo que identifica tentativas de comunicação por parte do Flipper Zero e impede o travamento dos dispositivos.

Para evitar que seu aparelho seja afetado por esse acessório, é altamente recomendável manter o sistema operacional do seu iPhone ou iPad atualizado. Verifique as configurações do dispositivo para garantir que esteja utilizando a versão mais recente do sistema operacional ou faça o download da atualização o mais rápido possível.

Flipper Zero x iPhones

O Flipper Zero, inicialmente concebido como uma ferramenta para entusiastas de tecnologia e eletrônicos, tem gradualmente sido utilizado para práticas criminosas. Sua notável capacidade de personalização tornou-o um meio para “travar” iPhones de indivíduos desconhecidos, explorando uma vulnerabilidade de segurança nos dispositivos da Apple.

O método usado envolve a utilização de um firmware terceirizado denominado Xtreme. Esse firmware tem a capacidade de aproveitar a conectividade Bluetooth Low Energy (BLE) com um dispositivo móvel para enviar notificações em grande escala ao celular-alvo, sobrecarregando-o até que não consiga mais processá-las e, assim, congele.

Essa abordagem, assemelhada aos ataques de negação de serviço (DDoS) comumente direcionados a computadores e servidores, requer que o perpetrador esteja a alguns metros de distância do dispositivo-alvo. Curiosamente, foram relatados vários casos desse tipo, ocorrendo até mesmo em ambientes públicos, como ruas e transporte coletivo.

A Apple ainda não emitiu uma declaração oficial em relação ao caso e não forneceu uma explicação detalhada sobre o método utilizado para bloquear as notificações em grande quantidade no dispositivo. Os testes conduzidos pelo ZDNet indicam que algumas notificações ainda conseguem ser exibidas no aparelho, porém, essas são reduzidas e eventualmente cessam, evitando assim a ocorrência de travamentos.

É importante destacar que, no momento, a comercialização oficial do Flipper Zero está proibida no Brasil pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários