22/04/2024

Workshop une MCom e Telebras para criar Rede Privativa Fixa Segura de Governo

Encontro reuniu representantes das comunicações para falar sobre compromisso na construção da Rede Privativa Fixa Segura de Governo.

O Ministério das Comunicações (MCom) e a Telebras promoveram conjuntamente o 2º Workshop com o objetivo de fortalecer a integração entre diferentes órgãos da Administração Pública Federal na implementação da Rede Privativa Fixa Segura de Governo. O evento ocorreu no Centro de Operações Espaciais da Telebras na última quinta-feira (16/11) e contou com a participação de representantes de diversos setores. Essa reunião consolida um compromisso de longo prazo para a construção de uma infraestrutura de comunicação integrada.

Rede Privada

Durante o encontro, o presidente da Telebras, Fred Siqueira Filho, enfatizou o “caráter audacioso e inovador do projeto”, destacando a elevada segurança proporcionada pela criptografia exclusiva da Telebras nas comunicações do Governo Federal. Por sua vez, Daniel Brandão, diretor substituto do Departamento de Política Setorial da Secretaria de Telecomunicações do MCom, ressaltou a importância desse projeto para o Brasil, sublinhando sua natureza como um compromisso de Estado.

O evento apresentou informações detalhadas sobre a Rede Privativa Fixa, com ênfase nas características técnicas. Marcos Baeta, representando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), destacou a robustez, resiliência e a abordagem de criptografia de Estado.

Agostinho Linhares, coordenador-Geral de Acompanhamento Regulatório de Telecomunicações do MCom, adiantou que a rede será equipada com tecnologia de ponta, permitindo sua evolução ao longo do tempo.

O diretor do projeto de redes privativas do governo federal, Alexandre Gonçalves, revelou que inicialmente a rede será implementada em 6.500 pontos, abrangendo todas as capitais brasileiras e o Distrito Federal. O objetivo é complementar as redes governamentais já existentes. Ele também enfatizou a capacidade de atender até 80 mil dispositivos de criptografia de dados, garantindo segurança tanto na rede fixa quanto na móvel.

O workshop contou com a presença de representantes de diversos órgãos, como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os ministérios da Justiça e Relações Exteriores, o Ministério Público Federal, a Caixa Econômica e o Serpro. Isso destaca o comprometimento conjunto dessas entidades na consolidação de uma rede estratégica.

Esse segundo encontro, que aconteceu após o realizado em outubro, representa um avanço significativo na implementação da Rede Privativa Fixa Segura de Governo. Ele fortalece parcerias e delineia o futuro da comunicação segura entre os órgãos federais.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários