20/04/2024

Operadoras se juntam para fazer do Open Gateway um sucesso no Brasil

Segundo representantes das teles, o 5G é um dos pontos que tornará possível a iniciativa no país, já que é mais fácil criar APIs na rede.

Nesta quarta-feira (07), representantes da TIM, Vivo e Claro, as três principais operadoras de telefonia móvel do país, se reuniram no evento Mobi-ID e falaram sobre a iniciativa o Open Gateway da GSMA. As empresas precisam se unir para que a operação tenha sucesso no Brasil.

Juntas, as operadoras trouxeram argumentos de que seria possível tornar um sucesso o Open Gateway no Brasil. O primeiro ponto que trazem é que a iniciativa está sendo liderada pela GSMA a nível global, cujo objetivo é transformar as redes de telecomunicações em plataformas developer-ready, liberando todo o poder da rede. O segundo é a necessidade do ecossistema digital brasileiro, que vai demandar acesso às APIs antifraude.

O 5G é um dos fatores que tornaram possível, pois é mais fácil criar APIs na rede. Leonardo Siqueira, diretor de data monetization da TIM, afirma que “Open gateway junto com IoT pode ser o primeiro grande caso de monetização para as operadoras no 5G”, disse o executivo da TIM.

“E o 5G nos permite oferecer serviços de maneira mais escalável, apropriada e global com as APIs. Hoje, não capturamos isso ainda com hyperscalers globais, por exemplo”, disse.

Já Diego Aguiar, diretor de IoT e big data da Vivo, acredita que a rede traz mais opções técnicas, como maior concentração de conexões, baixa latência e alta velocidade de acesso. Ele falou da facilidade de tratar as APIs, pois é preparada para funcionar em camadas.

“Vimos o crescimento vertiginoso de redes privativas no Brasil [vide o Mapa do Ecossistema de Redes Celulares Privativas produzido por Mobile Time neste ano]. Será que esses players de redes privativas poderão expor isso em APIs através do Open Gateway? De alguma forma, a APIficação da rede é uma complementaridade do 5G que até então não era falada e foge do senso comum”, disse o diretor da Vivo.

A padronização e abertura das APIs do Open Gateway será a nível mundial, além do aval das respectivas matrizes, que são signatárias do projeto a nível mundial.

No caso especial do Brasil, dominado pela TIM, Vivo e Claro, as operadoras precisaram se unir durante a pandemia para coleta de dados sobre isolamento social, além da união para comprar a unidade móvel da Oi. Nesse contexto também a competição acirrada entre as três,em uma disputa acirrada de igual para igual, obrigando-as a trabalhar em conjunto para que o Open Gateway tenha sucesso, algo que será benéfico para todos.

Nesse sentido, o Brasil acaba se tornado o líder na iniciativa, enquanto outros países mais desenvolvidos estão avançando mais vagarosamente na união entre as teles para lançamento das APIs. Por último, o aval das respectivas matrizes, que são signatárias do projeto a nível mundial.

Entre os motivos para o sucesso da iniciativa, Aguiar acrescentou a aprendizagem em relação aos erros do passado, evitando que ocorram problemas no futuro. Já Siqueira falou do Open Gateway da GSMA ser padronizada e aberta, sendo mais fácil sua adoção no mercado. Enquanto que Ageu Dantas, head de data analytics na Claro, trouxe à discussão o fato de ser uma iniciativa global e não local.

Para entender melhor, com o Open Gateway, desenvolvedores poderão criar aplicações capazes de acessar recursos das redes de telefonia móvel. Por ser padronizada, poderá ser usado por todas as teles participantes da iniciativa.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários