28/04/2024

Correios podem entrar greve em meio a período de ‘Black Friday’; entenda

Alguns estados que tem sede dos Correios apresentaram algumas instatisfações e ameaçam fazer geve ainda em novembro.

Os sindicatos que representam os trabalhadores dos Correios nas cidades de São Paulo e Bauru (SP), bem como nos estados do Rio de Janeiro e Maranhão, estão considerando a possibilidade de iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir da véspera da Black Friday. A federação Findect está conduzindo uma votação sobre essa proposta, que acontece entre esta quarta-feira e quinta-feira.

Correios

O sindicato dos Correios em Tocantins já aprovou a paralisação, conforme informado pela Findect. Anteriormente, nesta quarta-feira, a federação afirmou que os trabalhadores em outros locais também tinham decidido aderir à greve.

Essa ação dos trabalhadores é uma resposta à recusa dos Correios em resolver questões relacionadas à assinatura do acordo coletivo, conforme destacado pela federação.

A Findect, que representa 40% do total de funcionários dos Correios e é responsável por 60% do fluxo postal no país, divulgou que atualmente existem 36 sindicatos de trabalhadores dos Correios no Brasil.

A entidade expressou preocupação com a não incorporação de 250 reais ao salário base, considerando isso uma afronta direta aos trabalhadores e contraditório ao que foi acordado na mesa de negociação coletiva.

Em um comunicado à imprensa, a Findect destacou que a proposta de pagamento desse montante em “passos” não traz benefícios tangíveis e coloca em risco a estabilidade financeira da categoria. Além disso, a entidade mencionou a ausência de realização de concurso público pelos Correios como uma preocupação adicional.

“Um ponto crucial é a não incorporação de 250 reais ao salário base, uma afronta direta aos trabalhadores que contradiz o que foi negociado na mesa de negociação coletiva”.

A organização também declara que a iminente taxação de um bônus conjunto em janeiro, no valor de R$ 1.500 reais, entre a empresa e os sindicatos, constitui uma ameaça significativa de diminuição considerável desses montantes, agravando as perdas para os trabalhadores.

Os Correios, até o momento, ainda não emitiu nenhum comunicado sobre o assunto, porém anunciou uma ação de Black Friday com descontos em entregas de encomendas nacionais e internacionais.

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários