28/04/2024

Brasil visita Yahsat, empresa de satélite dos Emirados Árabes

Brasil, por meio da Anatel e MCom estreitam relações internacionais com os Emirados Árabes através dessa visita.

A equipe do Ministério das Comunicações (MCom) realizou uma visita às instalações da empresa Yahsat, localizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A Yahsat é especializada em fornecer soluções de satélite versáteis para diversos fins, como banda larga, radiodifusão, defesa e comunicações em várias regiões, incluindo Europa, Oriente Médio, África, América do Sul, Ásia e Austrália.

MCom

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou a importância do setor de satélites, que ao longo das décadas tem se destacado devido às suas aplicações tanto na área civil quanto na militar.

“O setor de satélites vem conquistando o seu espaço ao longo das décadas pela possibilidade de múltiplas aplicações nas áreas civil e militar. É importante estreitar laços com empresas estratégicas para que possamos usar soluções satelitais para levar conectividade a todos os brasileiros. Com a inclusão digital, vamos promover a inclusão social aos que mais necessitam”.

Segundo o Ministério, a conectividade via satélite representa uma das alternativas da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) para garantir o acesso à internet em mais de 138 mil escolas de educação básica no Brasil.

A pasta do Governo Federal informou que o objetivo é conectar todas as unidades educacionais, seja por meio de fibra óptica ou satélite, proporcionando uma velocidade mínima de 1 Mbps por aluno. Além disso, as escolas contarão com cobertura total de rede Wi-Fi. Essa iniciativa visa universalizar o acesso à internet e promover um ambiente propício para a educação em todo o país.

Além das reuniões individuais, a comitiva brasileira, composta por autoridades e técnicos da MCom e da Anatel, está participando da Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-23) em Dubai. Este é o maior evento global sobre radiocomunicações, reunindo representantes de mais de 140 países para discutir diretrizes que terão impacto no futuro do setor.

A WRC é organizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) focada em tecnologias de informação e comunicação (TIC). As reuniões ocorrem a cada três ou quatro anos e têm como objetivo analisar e, se necessário, revisar o Regulamento de Radiocomunicações, um tratado internacional que governa o uso do espectro de radiofrequências, assim como as órbitas de satélites geoestacionários e não geoestacionários.

ViaMCom

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários