27/04/2024

5G: EAF já concluiu a mitigação de interferências em 5 mil municípios

Segundo a Entidade Administradora de Faixa, restam menos de 7% das estações de satélite que operam próximas à faixa da rede.

Nesta quarta-feira (1º), a Entidade Administradora de Faixa (EAF) divulgou números sobre o processo de limpeza da faixa de 3,5 GHz no Brasil, apontando que já concluiu a mitigação de interferência em 5 mil das 5.570 cidades brasileiras, e já alcançou a quantidade de 19.200 estações que operam na Banda C.

A limpeza de espectro se trata da desocupação das estações satelitais profissionais (FSS) que operavam na Banda C Estendida pelo Brasil, que faz parte da implementação do 5G no país. No caso, há a migração para a Banda C ou a instalação de filtros para mitigar possíveis interferências causadas pelo novo padrão de rede móvel, que usa a mesma faixa de sinal das estações de satélite profissionais (FSSs), que operam na faixa de 3.700 MHz a 4.200 MHz.

De acordo com a Siga Antenado, nome fantasia da EAF, o cronograma das operações de mitigação foi antecipado em mais de dois anos. A finalização da operação estava prevista para 2026. Até então, restam menos de 7% das estações de satélite que operam próximas à faixa.

“Há pouco mais de um ano, as equipes da EAF têm trabalhado intensamente para acelerar a nossa atuação e entregar políticas públicas de forma efetiva. Nesse processo, cerca de 90% das cidades brasileiras já foram atendidas, cumprindo uma das etapas mais importantes do processo para viabilizar a implantação do 5G. Podemos garantir que as próximas semanas e meses serão de muita dedicação para alcançar a meta no menor prazo possível”, pontua Leandro Guerra, CEO da entidade

Segundo a EAF, nove estados brasileiros já estão com o processo de instalação dos equipamentos contra interferências 100% concluídos. São eles:

  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • Amapá
  • Roraima
  • Rondônia
  • Rio de Janeiro
  • Espírito Santo
  • Distrito Federal

“Podemos garantir que as próximas semanas e meses serão de muita dedicação para alcançar a meta no menor prazo possível”, afirma Guerra.

Parabólica Digital

A Siga Antenado também realizou a distribuição e instalação gratuita de mais de 1,3 milhão de kits com a nova parabólica digital em todo o país. A EAF estima que o total deva ser de 5,5 milhões. A iniciativa também é necessária para o uso da faixa para 5G e garantir o acesso contínuo à televisão após a ativação da tecnologia.

No caso, os kits com a nova parabólica digital foram distribuídos para as famílias de menor renda durante a migração do sinal de TV das parabólicas tradicionais para as novas parabólicas digitais.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários