29/04/2024

Nokia está cada vez mais próxima de instalar rede 4G na Lua

Empresa de tecnologia, a Nokia, que estabelecer uma boa conexão de comunicação com o espaço e vai usar a Lua para isso.

O 4G na Lua está cada vez mais próximo da realidade, segundo a Nokia. Ainda em 2023, no momento em que uma nova missão da agência espacial americana NASA partir em direção à superfície lunar, estará sendo transportada no interior da aeronave um conjunto completo de equipamentos de telefonia celular de quarta geração. 

Lua

Os equipamentos são projetados e desenvolvidos pela empresa Nokia, que serão posteriormente instalados no chamado “tipping point lunar”. A partir daí, a missão da NASA, tem como objetivo estabelecer uma estação permanente na superfície satélite natural da Terra.

Para isso terá à disposição um serviço de comunicação de alto desempenho com uma área de cobertura de aproximadamente quatro quilômetros quadrados, permitindo uma conexão de alta qualidade com a Terra.

De acordo com Wilson Cardoso, CTO da Nokia responsável pela região da América Latina, apesar de a tecnologia de telefonia celular 4G utilizada no projeto lunar se basear no padrão LTE e ocupar uma frequência amplamente conhecida pelos habitantes da Terra – a frequência de 2,6 GHz – os equipamentos utilizados na superfície lunar são substancialmente diferentes dos equipamentos convencionais usados em nosso planeta. 

Isso se deve ao fato de que, na Lua, não é possível contar com o chamado “fio terra”, pois o solo lunar é completamente ionizado. Por essa razão, foi necessário desenvolver uma solução customizada e especialmente adaptada para o projeto em questão.

A Nokia tem mais planos com o espaço

Durante sua participação no evento Mobile World Congress – MWC 23, a Nokia apresentou seu mais recente lançamento, o rádio que possibilita a rede de satélites de baixa órbita AST se conectarem diretamente com dispositivos móveis 4G ou 5G. 

Esse acordo entre a fabricante finlandesa e a companhia de satélite foi estabelecido em julho do ano passado, com validade de cinco anos, e já se encontra em pleno funcionamento, com os primeiros equipamentos devidamente preparados.

O equipamento em questão, AirScale Single RAN da Nokia, tem como principal finalidade permitir que a AST SpaceMobile forneça serviços móveis para assinantes novos e já existentes em locais atualmente não atendidos por redes de comunicação terrestres. 

Essa medida engloba a conexão de dispositivos em escala global, tanto em terra, quanto no mar ou no ar. Ademais, a Nokia fornecerá estações base devidamente alimentadas por sua última geração de chipsets ReefShark System-on-Chip (SoC) da Nokia. 

O AST SpaceMobile, por sua vez, obterá vantagens dos cartões plug-in modulares de banda base da Nokia, os quais adicionam capacidade onde necessário. Além disso, a Nokia também disponibilizará sua solução NetAct para gerenciamento de rede e operações diárias contínuas de rede, bem como serviços de suporte técnico e otimização.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários