24/04/2024

Disney anuncia que Fox Sports deixará o Brasil em 2024

Nome era usado de forma obrigatória para cumprir o acordo de fusão entre ESPN e Fox com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

A Walt Disney Company confirmou que a empresa vai descontinuar a marca esportiva Fox Sports de forma definitiva em janeiro de 2024 no Brasil. Com isso, o canal de TV Fox Sports 2, o único que segue sozinho no ar desde 2022, deixará de existir oficialmente após 12 anos no ar na TV por assinatura.

O canal será substituído por uma nova sinalização: Espn 5. A Disney já queria descontinuar o canal desde que adquiriu a Foz globalmente, mas o canal em questão ainda era usado de forma obrigatória para cumprir o acordo de fusão entre ESPN e Fox com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), aprovado em maio de 2020.

Uma das obrigações era transmitir a Copa Libertadores pelo canal até o final de 2021. Após cumprir a imposição da Copa Libertadores, em janeiro de 2022 , a Disney transformou o Fox Sports na Espn 4. E agora, em janeiro de 2024, cancelará o canal para culminar com a eliminação total da marca em território brasileiro.

A Fox Sports chegou no Brasil em 2012, diferentemente do restante da região. Naquela data, a rede esportiva já estava na América Latina há mais de dez anos. Quando chegou no mercado brasileiro, o grande trunfo naquele momento era a exibição exclusiva da Libertadores e da Copa Sul-Americana no Brasil. Isso praticamente forçou sua entrada nas principais operadoras do país.

Com isso, as operadoras de TV por assinatura Claro, Net e SKY, na época, cederam à TV e mostraram o inédito título do Corinthians na Libertadores naquele ano. Por ter grande audiência e dar espaço para talentos que não eram tão badalados assim, o Fox Sports fez alguns jornalistas ganharem fama e exposição. Gustavo Villani, hoje na equipe da Globo, passou a ter mais reconhecimento do seu trabalho no canal esportivo.

Conforme explicou a Folha de S.Paulo, a programação da nova Espn 5 não trará grandes novidades, já que a Disney continuará tentando divulgar sua plataforma de streaming Star+, na qual transmite toda a sua oferta esportiva. Atualmente, o Fox Sports 2 mostra principalmente eventos esportivos antigos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários