06/04/2024

Com queda no setor de comunicação, IPCA sobe para 0,26%

IPCA sobe para 0,26% com destaque para transportes, enquanto INPC aumenta 0,11%, impactando o poder de compra das famílias.

Em setembro de 2023, a taxa de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aumentou para 0,26%, o que representa um acréscimo de 0,03 ponto percentual em relação à taxa de agosto, que estava em 0,23%. No acumulado do ano, o IPCA registrou um aumento de 3,50%, e nos últimos 12 meses, a inflação atingiu 5,19%. Essa taxa anual de 5,19% é superior aos 4,61% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Comparando com setembro de 2022, quando a inflação havia sido de -0,29%, podemos notar uma mudança significativa no comportamento dos preços no período de um ano.

IPCA Comunicação

O maior impacto positivo, que contribuiu com 0,29 pontos percentuais (p.p.) no índice geral, veio do grupo de Transportes, que registrou a maior variação de 1,40%. Em seguida, o grupo Habitação também teve uma alta significativa de 0,47% e contribuiu com 0,07 p.p. para a inflação.

Por outro lado, os serviços de Comunicação experimentaram uma queda de 0,11%, o que foi um declínio ligeiramente maior em comparação ao mês de agosto, quando a redução havia sido de 0,09%. No que se refere às quedas, merece destaque o grupo Alimentação e Bebidas, que viu seus preços caírem pelo quarto mês consecutivo, registrando uma queda de 0,71%, o que contribuiu com uma diminuição de 0,15 p.p. no índice geral.

No grupo de Transportes, que teve uma variação de 1,40%, o aumento de preços foi influenciado, em grande parte, pelo aumento significativo no preço da gasolina, que teve um acréscimo de 2,80%. A gasolina foi o subitem de maior contribuição individual, contribuindo com 0,14 p.p. no índice do mês. Além disso, os combustíveis em geral apresentaram uma alta de 2,70%, com destaque para o óleo diesel, que registrou um aumento de 10,11%, e o gás veicular, com um aumento de 0,66%. Por outro lado, o preço do etanol apresentou uma queda de 0,62% durante o período analisado.

INPC em setembro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é um indicador que mede a variação dos preços de bens e serviços consumidos pelas famílias no Brasil. Em setembro, o INPC registrou um aumento de 0,11%, o que significa que os preços médios dos produtos e serviços que as famílias consomem subiram, mas a taxa de aumento foi menor em comparação com o mês anterior, que teve uma alta de 0,20%.

No acumulado do ano até setembro, o INPC teve uma elevação de 2,91%. Isso indica que, ao longo desses nove meses, os preços aumentaram, em média, 2,91%. Além disso, nos últimos 12 meses, o INPC apresentou um aumento de 4,51%, o que significa que os preços subiram, em média, 4,51% durante esse período. É importante notar que essa taxa de 4,51% é superior à taxa de 4,06% observada nos 12 meses imediatamente anteriores.

Comparando com setembro do ano anterior, que foi em setembro de 2022, houve uma variação significativa. Em setembro de 2022, o INPC registrou uma taxa negativa de -0,32%, o que indica que os preços, em média, estavam em queda nesse período.

Essas informações do INPC são essenciais para compreender como a inflação afeta o poder de compra das famílias e como a economia do país está se comportando em relação aos preços dos produtos e serviços de consumo.

ViaIBGE
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários