26/04/2024

Banda larga: relatório mostra como está a performance das teles no país

Empresa de análise da experiência de redes Opensignal divulgou estudo com foco nas principais operadoras do Brasil: TIM, Vivo, Claro e Oi.

Nesta quinta-feira (05), a Opensignal divulgou um relatório referente a performance das operadoras de banda larga fixa no Brasil, e em duas de suas maiores cidades: São Paulo e Rio de Janeiro. Foram analisadas quatro medidas da experiência do usuário: qualidade consistente de banda larga, velocidade de download de banda larga, velocidade máxima de download de banda larga e velocidade de upload.

Entretanto, foram consideradas na análise apenas às operadoras Claro, TIM, Vivo e Oi, pois a Opensignal argumenta que o mercado brasileiro de banda larga fixa é muito fragmentado, e considerou apenas os provedores considerados “grandes” pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Na qualidade consistente de banda larga, o relatório aponta a TIM como a operadora que possui a rede mais consistente do Brasil, obtendo a maior pontuação em termos de proporção de aprovação nos testes de nossos usuários – 68,4%, e lidera também no Rio de Janeiro e em São Paulo, com pontuações de 70,7% e 70,9%, respectivamente. A TIM vence a Oi por 2,7 pontos percentuais e a Claro por 4,2 pontos percentuais, enquanto a Vivo vem na retaguarda com 62%.

Na velocidade de download, em âmbito nacional, Claro, Vivo e Oi, juntas, contabilizam as maiores pontuações, variando de 87,3 a 88,8 Mbps. A Vivo ocupa o primeiro lugar apenas nas velocidades de download mais rápidas em São Paulo e em conjunto com a Claro no Rio de Janeiro.

Na velocidade máxima de download, a Claro ganha das suas concorrentes no âmbito nacional em São Paulo com resultados de 464,4 Mbps e 481,6 Mbps, respectivamente. Já no Rio de Janeiro, divide o primeiro lugar com a TIM com velocidades de 459-461,1 Mbps. Vivo e Oi vêm em terceiro lugar, com pontuações estatisticamente empatadas na faixa de 397,9-398,5 Mbps.

Em velocidade de upload em banda larga com pontuação de 63,1 Mbps, a Oi é a primeira do país. Porém, a Vivo tem a pontuação mais alta em São Paulo e divide o primeiro lugar com Oi e TIM no Rio de Janeiro.

Confira os dados em São Paulo e Rio de Janeiro

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários