10/04/2024

Banda larga móvel teve mais de 230 milhões de acessos nos últimos meses

Uso da banda larga de telefonia móvel no Brasil teve aumento de acessos, números importantes tanto no 4G, quanto no 5G.

O Brasil está tendo um crescimento constante no uso de tecnologias móveis, de acordo com um infográfico da 5G Americas que compilou dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Telefonia

Em julho deste ano, os números fornecidos pela Anatel mostram que o país registrou um total de 252 milhões de linhas móveis ativas, alcançando uma penetração de serviço de 103,7% em relação à população nacional. Além disso, o número de linhas com conexão de banda larga móvel atingiu 230,9 milhões durante o mesmo período.

Quando se trata de densidade de serviços em diferentes estados do país, o Distrito Federal lidera com uma penetração de 119%, seguido por São Paulo com 116%, e o Rio de Janeiro em terceiro lugar, com 114%. Em resumo, 13 das 27 unidades federativas do Brasil têm uma penetração móvel superior a 100%, enquanto apenas cinco delas têm uma densidade inferior a 90%.

No que diz respeito às tecnologias de acesso, notou-se um notável avanço da tecnologia 4G nos últimos seis anos, com um aumento significativo na adoção da tecnologia 5G a partir do meio de 2022. Em meados deste ano, o número de linhas 5G atingiu 12,7 milhões, de acordo com a Anatel, em comparação com os 3,3 milhões registrados em julho do ano passado.

Atualmente, a tecnologia 4G é predominante, com 197 milhões de linhas, representando um aumento substancial em relação aos 120 milhões de julho de 2018. Durante esse período, a tecnologia 3G perdeu espaço, caindo de 69,8 milhões de linhas em 2018 para 21 milhões em julho de 2023. Além disso, a tecnologia 2G ainda mantém 21 milhões de linhas móveis em funcionamento.

Sobre a 5G das Américas

A 5G Americas é uma associação formada por empresas do setor de telecomunicações, composta por provedores de serviços e fabricantes. A organização afirma que tem como missão dar suporte e promover o avanço das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução para além da 5G, em toda a infraestrutura de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas.

A 5G Americas também diz que trabalha para incentivar o crescimento de uma comunidade conectada e sem fio, desempenhando um papel líder no desenvolvimento da tecnologia 5G em toda a região das Américas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários