06/04/2024

Anatel intensifica investimento em conectividade para educação

Agência reguladora falou sobre a educação no país e como tem investido em conectividade, especialmente na região Norte.

Os investimentos em conexões de banda larga nas escolas localizadas na região Norte do Brasil estão em destaque, sendo duas vezes maiores do que os investimentos realizados em outras regiões do país, segundo a agência reguladora. A declaração foi feita por Vicente Aquino, conselheiro diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), durante o evento Futurecom 2023, que aconteceu na cidade de São Paulo, nesta terça, 3.

Escola

A razão por trás desse maior aporte de recursos na região Norte está relacionada ao fato de que essa área concentra a maior proporção de escolas sem conexão à internet em todo o país. Isso se tornou uma prioridade após o leilão do espectro 5G, realizado em novembro de 2021 e promovido pela Anatel, que destinou uma verba significativa, no valor de R$ 3,1 bilhões, para a conexão das escolas brasileiras.

Para coordenar esses esforços e garantir que as metas sejam atingidas, foi criado o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), presidido por Vicente Aquino.

De acordo com a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, até 2026, esse grupo pretende fornecer conectividade de banda larga para 40 mil escolas em todo o Brasil. O projeto-piloto do programa já proporcionou, em 176 escolas, não apenas acesso à internet de alta velocidade e redes Wi-Fi em todas as salas de aula, mas também equipamentos para alunos e professores, contribuindo assim para a melhoria do ambiente educacional e a igualdade de acesso à educação.

Aquino, um dos participantes do painel “Economia Verde, o Brasil e o Crescimento Sustentável,” destacou a importância da expansão da banda larga no Brasil como um impulso significativo para diversos setores do país, particularmente a economia verde, que se dedica a promover o uso sustentável dos recursos naturais.

Ele também mencionou os investimentos significativos no Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), um projeto que visa implementar um total de seis redes de comunicação de alta velocidade, conhecidas como “infovias,” na Região Amazônica.

Este programa é coordenado pelo Gaispi, cujo presidente é o conselheiro diretor da Anatel, Moisés Moreira. A iniciativa representa um esforço significativo para melhorar a conectividade e a infraestrutura de comunicação na região, o que pode impulsionar o desenvolvimento sustentável da Amazônia e, por extensão, contribuir para a promoção de práticas sustentáveis e a conservação dos recursos naturais nessa área crítica para o meio ambiente global.

“Se você leva conexão ao aluno, você leva à família; se leva à família, você leva à população”, afirmou Aquino.

A instalação de cabos de fibra óptica pela Anatel na região Norte possibilita que empresas ofereçam serviços de internet de alta velocidade à comunidade. Além disso, assegura a conectividade nas escolas, conforme especificado no edital do leilão do 5G e no estipulado pelo Gape.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários