22/04/2024

Fórum SBTVD anuncia escolhas para o futuro da Radiodifusão Digital no país

ATSC 3.0 e ISDB-T Avançado foram destacados como escolhas promissoras para o futuro da radiodifusão digital no Brasil.

O Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre) desempenha um papel fundamental no avanço da radiodifusão digital no Brasil. Recentemente, o Fórum anunciou uma conquista importante: a conclusão bem-sucedida dos testes de laboratório da camada física da Fase 3 do Projeto TV 3.0, juntamente com a seleção das tecnologias que seguirão para os testes de campo.

Radiodifusão

Na Fase 3 do Projeto TV 3.0, que ocorreu entre abril e setembro de 2023, a Universidade Mackenzie desempenhou um papel crucial ao conduzir testes laboratoriais em diversas tecnologias candidatas para a camada física. Estes testes foram financiados pelo Ministério das Comunicações, por meio da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

A avaliação dos resultados dos testes de laboratório ocorreu de forma criteriosa. O Fórum SBTVD compilou todas as informações coletadas desde a Fase 1 do projeto, iniciada em 2020, juntamente com os resultados dos testes realizados pela Universidade Mackenzie. Essa análise abrangente foi conduzida pelos Módulos Técnico e de Mercado do Fórum SBTVD no dia 18 de setembro de 2023. Posteriormente, em 25 de setembro de 2023, o Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD também avaliou os resultados.

A conclusão dessas instâncias foi unânime: o ATSC 3.0 e o ISDB-T Avançado foram selecionados para os testes de campo da camada física na Fase 3 do Projeto TV 3.0. Essas tecnologias demonstraram uma melhor adequação aos requisitos específicos do Projeto TV 3.0, consolidando-se como escolhas promissoras para o futuro da radiodifusão digital no Brasil.

No início de outubro de 2023, o relatório do teste de laboratório de camada física da Fase 3 será publicado na página do Projeto TV 3.0 no site do Fórum SBTVD, contribuindo assim para a transparência do processo e o desenvolvimento do setor.

Os testes de campo de camada física da Fase 3 do Projeto TV 3.0 vão ocorrer na cidade do Rio de Janeiro, de dezembro de 2023 a maio de 2024.

O Fórum SBTVD reafirmou seu compromisso com o aprimoramento contínuo da televisão digital no Brasil e com a promoção de tecnologias inovadoras que beneficiem os consumidores e a indústria de radiodifusão.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários