27/04/2024

Amazon investe 4 bilhões de dólares na maior rival da OpenAI

Amazon, quer ampliar seus investimentos em Inteligência Artificial e por isso vai apostar em uma rival da criadora do ChatGPT.

A Amazon causou surpresa no mercado neste 25 de setembro ao anunciar um investimento substancial de até US$ 4 bilhões na empresa de inteligência artificial conhecida como Anthropic. Além disso, a Amazon adquiriu uma participação minoritária na referida empresa. Esse movimento estratégico da Amazon reflete sua busca constante pela excelência na área de inteligência artificial e ilustra a intensa concorrência nesse cenário tecnológico em constante evolução.

Amazon

O investimento massivo de até US$ 4 bilhões mostra o compromisso da Amazon em permanecer na vanguarda da inovação em inteligência artificial. A Anthropic é uma empresa que se destaca nesse campo, e a parceria com ela fortalecerá ainda mais a posição da Amazon no mercado de tecnologia. A inteligência artificial desempenha um papel crucial em várias iniciativas da Amazon, desde melhorias em algoritmos de recomendação até automação de processos logísticos.

A parceria estabelecida entre a gigante da tecnologia Amazon e a empresa sediada em São Francisco, Anthropic, representa um passo de grande importância na evolução dos chamados “modelos de base” no campo da inteligência artificial (IA).

Esses modelos são essenciais para sustentar sistemas de IA generativa, que têm a capacidade de criar textos, imagens e vídeos que se aproximam cada vez mais do trabalho humano. Os modelos de base, também conhecidos como modelos de linguagem ampla (LLMs), são treinados com vastas quantidades de informações provenientes da internet, abrangendo desde postagens em blogs até livros digitais e artigos científicos.

Um elemento crucial desse acordo é o compromisso assumido pela Anthropic de utilizar os chips personalizados fornecidos pela Amazon para aprimorar e implementar seus próprios softwares de IA generativa. Esse compromisso solidifica ainda mais a Amazon como o principal provedor de serviços de computação em nuvem da Anthropic.

Em outras palavras, a parceria permitirá que a Anthropic se beneficie da infraestrutura tecnológica avançada da Amazon para impulsionar suas atividades de desenvolvimento de IA generativa, marcando um avanço significativo na colaboração entre as duas empresas.

Rivalidade com a OpenAI

A Anthropic, uma empresa fundada por ex-funcionários da OpenAI, se destacou com seu rival do ChatGPT chamado Claude. A versão mais recente do Claude, disponível nos EUA e no Reino Unido, é capaz de ter conversas avançadas e criar conteúdo criativo para tarefas complexas. Isso reflete o constante avanço na área de inteligência artificial.

A Amazon está buscando competir com empresas como a Microsoft, que investiu na OpenAI em 2019, seguido por um grande investimento neste ano. A Amazon também está melhorando sua assistente de voz, Alexa, para oferecer conversas mais naturais aos usuários.

Com essa parceria, a Amazon fortalece sua posição na área de IA, mostrando seu compromisso em liderar a revolução tecnológica do futuro. A Anthropic ganha um parceiro poderoso para expandir suas atividades e continuar sua jornada de sucesso na IA. A competição na área de IA está intensa, e os consumidores podem esperar por inovações incríveis enquanto essas empresas líderes buscam a excelência.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários