19/04/2024

Mercado de telecomunicações cresce 2,4% em 2022, segundo IDC

Segundo relatório, o segmento que mais cresceu foi o de M2M (Machine to Machine) para o segmento empresarial, com +12%.

Nesta segunda-feira (31 de julho), a IDC Brasil divulgou um relatório onde revela que a receita total do mercado de serviços de telecomunicações no Brasil, que envolve dados, voz e TV por assinatura, cresceu 2,4% em 2022, somando US$ 36,8 bilhões. O segmento que mais cresceu foi o de M2M (Machine to Machine) para o segmento empresarial, com +12%.

O segmento empresarial ainda teve um aumento de 9% em dados móveis, colaborando para uma alta de 7% no total desse segmento em 2022. Anderson Shintani, analista sênior de Pesquisa de Telecomunicações da IDC Brasil, destaca que “Em especial no mercado corporativo, temos identificado um movimento de migração dos acessos MPLS e redes legadas para acessos dedicados de internet. Entre 2022 e 2027, estimamos um crescimento composto em receita de internet na ordem de 5%, considerando B2B e B2C”.

O estudo “IDC Telecom Service Database Tracker”, aponta que o setor de telefonia móvel no Brasil teve um aumento de 7% em 2022, quando comparado com o ano anterior, que foi impulsionado pelos números do M2M.

“Vemos muitos casos de IoT utilizando o 4G/LTE e que suprem a necessidade de conectividade. Contudo, acreditamos que o 5G deve substituir essa tecnologia por meio de implementações de novos casos de uso e, em maior escala, nos próximos anos, especialmente na manufatura, utilities, recursos e no agro”, avalia Shintani.

O levantamento também aponta que houve uma desaceleração na queda das receitas de telefonia fixa, com muitas empresas precisando manter seus canais de atendimento. “Muitas empresas ainda precisam manter canais de comunicação tradicional com o público e clientes. Temos percebido a adoção e a migração da telefonia tradicional para modelos de PABX virtuais ou em cloud, bem como a integração com soluções de comunicações unificadas“, revela o analista.

Expectativas para 2023

Para este ano, a IDC espera que o setor de telecomunicações cresça 3,5% em relação ao ano de 2022, cujo movimento deve ser impulsionado pelo 5G em redes privativas de utilities, agro e manufatura, que devem acelerar ainda mais em meados de 2024 –, bem como no aumento das receitas e conexões referentes exclusivamente à internet, que devem alcançar 9% e 7%, respectivamente, até o final de 2023.

As receitas provindas de conexões com a internet devem crescer de 7% a 9%. Adicionalmente, a consultoria projeta que, no período de 2022 a 2027, o faturamento com internet cresça a uma taxa média anual de 5%, considerando os segmentos B2C e B2B.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários