24/04/2024

Mais de 800 mil famílias já tem a antena parabólica digital; saiba como conseguir

Mudança das antigas antenas para o novo modelo da antena parabólica digital é necessária para expansão do 5G.

Em todo o território brasileiro, um número superior a 800 mil famílias já experimentaram os benefícios da substituição de seus equipamentos de televisão antigos por um kit que inclui uma antena parabólica digital. Essa substituição tornou-se necessária devido a uma iminente mudança no cenário das telecomunicações, na qual as parabólicas tradicionais, que operam na faixa de frequência de 3,5 GHz, deixarão de funcionar para a implantação da tecnologia 5G. O motivo principal é que tanto as parabólicas tradicionais quanto o 5G utilizam a mesma faixa de frequência, o que causa interferência nos sinais.

Antena Parabólica

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou a importância dessa troca ao afirmar:

“A troca pela parabólica digital garante mais qualidade de som e imagem e permite que as famílias continuem desfrutando da programação variada com ainda mais qualidade”.

Para se qualificar para a obtenção gratuita desse novo equipamento, é necessário cumprir dois requisitos principais:

  1. Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conhecido como CadÚnico. Esse cadastro é utilizado pelo governo para identificar famílias de baixa renda e oferecer diversos benefícios sociais.
  2. Ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando em sua residência. Isso implica que apenas aqueles que já possuem um sistema de recepção de TV por parabólica são elegíveis para receber o kit de parabólica digital gratuitamente.

Essa iniciativa visa a garantir que as famílias de baixa renda em todo o país tenham acesso contínuo à televisão de qualidade, mesmo com a implementação da tecnologia 5G, ao mesmo tempo em que melhora a experiência de visualização e audição. Portanto, a substituição das parabólicas tradicionais por versões digitais é crucial para manter a conectividade e a qualidade do entretenimento nas residências brasileiras.

É possível solicitar o agendamento e a colocação dos conjuntos gratuitos contendo a nova antena parabólica digital em mais 1.812 municípios. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) esclarece que a liberação da frequência não implica na imediata implantação das redes 5G nessas áreas. A instalação antecipada das estações de quinta geração dependerá do planejamento específico de cada empresa provedora de serviços.

A solicitação deve ser realizada através do portal Siga Antenado ou por meio do número 0800 729 2404. O conjunto gratuito é composto por uma antena parabólica digital, um receptor, um controle remoto acompanhado de pilhas, bem como os cabos essenciais para estabelecer a conexão entre os dispositivos e a televisão. A instalação é executada por técnicos especializados do Siga Antenado, os quais irão até a residência dos beneficiários no dia previamente agendado.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários