27/04/2024

Ceatel e UFSC exploram parcerias em telecom e tecnologia com a Anatel

Reunião entre Ceatel e UFSC junto com a Anatel demonstra interesse das entidades em se unirem em prol do desenvolvimento do setor.

No final de julho, houve uma reunião entre membros do Centro de Altos Estudos em Telecomunicações (Ceatel) e representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O propósito do encontro foi a discussão de assuntos de investigação que podem ser empreendidos de maneira colaborativa entre as duas organizações. Os temas abordados incluíram segurança da informação, inteligência artificial, inovação e o ecossistema digital.

Anatel Ceatel UFSC

Na reunião estiveram presentes Alexandre Freire, conselheiro diretor da Anatel e presidente do Ceatel, Stevan Grubisic, gerente da Anatel em Santa Catarina, bem como assessores da agência reguladora. Pela UFSC, participou Jacques Mick, pró-reitor responsável pela área de Pesquisa e Inovação. Além disso, o professor Mario Noronha Neto, representando o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), também fez parte das discussões.

Durante a reunião, Mick ressaltou a disposição ampla da UFSC para colaborar com a Anatel em diversas esferas de interconexão, abrangendo tópicos como segurança digital, inteligência sintética, regulamentação, participação comunitária, economia eletrônica, administração estatal, inclusão e adaptabilidade. A sinergia entre nossas entidades em iniciativas acadêmicas ou educacionais contribuirá para o avanço, a equidade social e o sistema democrático no país.

“A UFSC tem enorme disposição para cooperar com a Anatel em todas as áreas que nos conectam, como segurança cibernética, inteligência artificial, regulação, participação social, economia digital, gestão pública, inclusão e acessibilidade, entre outras. A colaboração entre nossas instituições em projetos de pesquisa ou ensino irá contribuir para o desenvolvimento, a justiça social e a democracia no Brasil”.

Como desdobramento da assembleia, o representante da UFSC anunciou a intenção de lançar um convite para investigar entre os estudiosos da universidade e de outras organizações em Santa Catarina, eventuais interesses e sugestões de estudo vinculados aos assuntos pertinentes à Anatel.

Após a conclusão do convite, as sugestões reunidas serão submetidas à avaliação da Anatel, dando início ao processo de elaboração de possíveis acordos de cooperação para impulsionar as pesquisas e análises escolhidas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários