23/04/2024

Brasil e Argentina se reúnem para tratar de avanços em comunicações

Representantes de comunicação do Brasil e da Argentina se reuniram para falar de assuntos em comum aos países dentro das telecomunicações.

O Ministério das Comunicações (MCom) do Brasil esteve envolvido em uma conversa virtual com representantes do governo argentino nesta semana. O principal tema em discussão foi o avanço e a melhoria das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Durante essa interação, ambas as partes tiveram a chance de compartilhar informações e lições aprendidas, abrindo portas para a possibilidade de estabelecer parcerias no campo das TICs.

Brasil Argentina

“Este diálogo Brasil-Argentina sobre TICs é um excelente foro para enriquecer o debate e a formulação de propostas para enfrentarmos, juntos, os desafios de trazer aos nossos países os benefícios da transformação digital, sem deixar ninguém para trás”, ressaltou o secretário de Telecomunicações do MCom, Maximiliano Martinhão.

A conversa abordou tópicos importantes relacionados à conectividade. Foram discutidas políticas para proteger os direitos dos usuários, como lidar com fundos (como o Fundo de Serviço Universal), maneiras de melhorar as soluções de telecomunicações em áreas rurais e remotas, o processo de leilão e a implementação da tecnologia 5G no Brasil, colaboração entre os governos em termos de digitalização e inteligência artificial, além de promover fóruns de discussão que facilitem conversas sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Durante o encontro, foi destacado o interesse em manter a comunicação entre os países. O secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações expressou sua satisfação em participar do Diálogo Brasil-Argentina sobre TICs. Ele sugeriu que esse diálogo se torne um evento anual, complementando os contatos regulares entre as equipes bilaterais de ambos os países.

“Quero mais uma vez dizer de minha satisfação em participar desse Diálogo Brasil-Argentina sobre TICs. Desde já lanço aqui a sugestão para que esse diálogo se torne um evento anual, paralelamente aos contatos bilaterais regulares que certamente nossas equipes deverão manter”.

No encontro, estiveram presentes diversos representantes de organizações e entidades de ambos os lados, Brasil e Argentina. Pela parte argentina, participaram representantes da embaixada da Argentina no Brasil, da Secretaria de Inovação Pública (SIP), do Ente Nacional de Comunicações (ENACOM) e da Empresa Argentina de Soluções de Satélites (ARSAT, sigla em espanhol).

Do lado brasileiro, a reunião contou com a presença de representantes de várias instituições, incluindo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a embaixada brasileira em Buenos Aires e a empresa Telecomunicações Brasileiras (Telebrás).

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários