29/04/2024

Microsoft excede projeções com os resultados financeiros da IA

Empresa fez projeções financeiras para o trimestre que foram superadas graças aos investimentos na IA - Inteligência Artificial.

A Microsoft excedeu as projeções do mercado financeiro para o faturamento e o ganho do último trimestre, com suas divisões de computação em nuvem sendo favorecidas pelas atualizações de produtos com inovadora tecnologia de inteligência sintética (IS).

Microsoft

A renda cresceu para 56,2 mil milhões de dólares no trimestre terminado em junho, em contraste com a média das previsões dos especialistas de 55,5 mil milhões de dólares, de acordo com a Refinitiv. O lucro líquido foi de 2,69 dólares por título, superando as estimativas de 2,55 dólares por ação.

No entanto, é importante notar que, mesmo com o aumento da receita na unidade Intelligent Cloud da Microsoft, as ações da empresa sofreram uma queda de 2% nas negociações pós-mercado. Essa queda pode ser atribuída ao fato de que a empresa também apresentou um aumento significativo nas despesas de capital.

A unidade Intelligent Cloud da Microsoft é responsável por abrigar o Azure, que é uma plataforma de computação em nuvem. No último período, a receita dessa unidade alcançou 24 bilhões de dólares, o que superou as expectativas que eram de 23,8 bilhões de dólares.

O Azure, por sua vez, registrou um aumento de 26% em sua receita. Esse crescimento foi superior à estimativa de crescimento de 25,2% prevista pela Visible Alpha, uma empresa especializada em previsões financeiras.

Portanto, mesmo com o sucesso na receita do Azure, a queda das ações pode estar relacionada às preocupações dos investidores com o aumento das despesas de capital, o que pode impactar os lucros da empresa no futuro.

A corporação não torna público o montante total de receitas provenientes do Azure, a divisão da Microsoft mais bem posicionada para tirar proveito do crescente interesse em inteligência artificial.

O mercado financeiro está avaliando como os serviços de IA generativa podem trazer vantagens à Microsoft, que conquistou uma posição inicial favorável com os investimentos na OpenAI, empresa proprietária do conhecido serviço ChatGPT.

A Microsoft está incorporando inteligência artificial em seus próprios produtos, como o “Companheiro de Escrita” com mensalidade de 30 dólares para o seu serviço Microsoft 365, que é capaz de resumir os e-mails de um dia em uma rápida atualização. Além disso, planeja comercializar serviços de computação em nuvem que outras empresas utilizarão para desenvolver seus próprios serviços de IA.

Os investimentos em ativos fixos cresceram para 10,7 mil milhões de dólares no último trimestre, face aos 7,8 mil milhões de dólares do trimestre fiscal anterior, conforme a empresa já havia comunicado aos acionistas que os dispêndios aumentariam devido à construção de centros de dados para suportar projetos de inteligência artificial.

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários