26/04/2024

MCom quer levar conectividade para todas as escolas públicas do Brasil

Segundo Ministro das Comunicações, o presidente Lula tem enfatizado a importância de levar a conectividade à todas as escolas.

O Governo Federal está planejando lançar um programa abrangente para garantir que todas as escolas públicas do Brasil, que somam quase 140 mil unidades, tenham acesso significativo à internet. Em colaboração com a Casa Civil e o Ministério da Educação, o programa visa fornecer equipamentos e velocidades adequadas de conexão para uso pedagógico, com o objetivo de transformar a realidade da maioria das escolas brasileiras.

Computador

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou que o programa visa beneficiar as crianças brasileiras, que representam o futuro do país e precisam estar integradas ao mundo digital. Para isso, o governo está empenhado em garantir uma conectividade mínima de 50 megabits por segundo (Mbps) em cada escola, o que resultaria em aproximadamente 1 Mbps por aluno.

“As crianças beneficiadas são os brasileiros do futuro que precisam estar inseridas no mundo digital. Para tanto, asseguraremos uma conectividade mínima de 50Mb por unidade escolar, em torno de 1Mb por aluno”.

Essa iniciativa é essencial para permitir que os alunos tenham acesso a recursos educacionais online, possibilitando a utilização de tecnologias digitais em sala de aula e facilitando o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes. Além disso, a conectividade adequada nas escolas públicas contribuirá para reduzir a desigualdade digital e promover a inclusão digital em todo o país.

Dentre os principais obstáculos da política governamental, o ministro destacou aquelas instituições educacionais que não possuem nenhum tipo de acesso à rede mundial de computadores ou, ainda, as que não têm sequer acesso à eletricidade. 

“Procuramos construir soluções para as escolas nas áreas rurais e em localidades remotas que vão desde instalação de infraestrutura de fibra óptica até o provimento de sinal via satélite”, afirmou.

Juscelino destacou que o presidente Lula tem dado grande importância à Educação desde o início de seu mandato, enfatizando que investir em Educação não é um gasto, mas sim um investimento. Com base nessa prioridade, o ministro explicou que o programa de conectividade nas escolas receberá um investimento total de aproximadamente R$ 8 bilhões. Esses recursos serão provenientes do Leilão do 5G e do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

O ministro também ressaltou que o Fust é um marco na gestão do presidente Lula, e que este será o primeiro ano, dentre os 23 anos desde a criação do Fundo, em que seus recursos serão utilizados para impulsionar o setor de Telecomunicações e promover maior inclusão digital para os brasileiros.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários