05/04/2024

Huawei domina o mercado global de patentes 5G; veja o ranking

Segundo o relatório, a empresa representa 14,59% do mercado geral das patentes das redes móveis de última geração.

De acordo com um artigo sobre o Relatório de Pesquisa de Proposta Padrão e Patentes Essenciais do Padrão Global 5G (2023), a Huawei é, mais uma vez, a empresa líder no ranking mundial de patentes 5G e superou concorrentes, como Qualcomm e Samsung.

Embora tenha sofrido sanções do governo dos Estados Unidos, a empresa vem investindo cada vez mais em novas tecnologias para essa rede móvel. Das famílias de patentes globais efetivas, a Huawei representa 14,59% do mercado geral das patentes das redes móveis de última geração, segundo o relatório. Essas tecnologias são desde pequenos sistemas para serem integrados em smartphones e dispositivos e IoT (Internet das Coisas) como soluções corporativas para serem empregadas em antenas dessas redes.

Em seguida vem a Qualcomm com 10,4% das patentes e a Samsung tem o terceiro lugar com 8,80% de participação nas patentes 5G. Confira o ranking:

  1. Huawei
  2. Qualcomm
  3. Samsung
  4. ZTE
  5. LG
  6. Nokia,
  7. Ericsson
  8. Datang
  9. OPPO
  10. Xiaomi

Os dados demonstram ainda que as empresas chinesas e ocidentais estão claramente competindo pela maioria das patentes 5G. A Huawei é uma das corporações mais impactadas pelos controles americanos, resultado da guerra comercial entre China e Estados Unidos.

A Xiaomi tem apresentado um bom crescimento nos últimos, uma vez que em 2020, a dona das marcas POCO e Redmi subiu do top 15 para o top 10 deste ano. Inclusive, de acordo com o MyDrivers, a empresa está buscando a invalidação de algumas patentes da Huawei, que ela afirma serem tecnologias essenciais para o uso de tecnologia 4G e LTE.

Segundo o MyDrivers, o relatório afirma que a Huawei é a empresa com mais patentes de tecnologias 5G de todo o mundo, e deverá investir cada vez mais pesado em tecnologias de redes da quinta geração de internet móvel nos próximos anos para se tornar menos dependente de tecnologias de empresas europeias e dos Estados Unidos.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários