26/04/2024

Governo do Acre leva internet para comunidade do Rio Croa

Rede de 7 quilômetros conecta 59 famílias, com 12 pontos gratuitos que permitem acesso de qualidade à rede mundial de computadores.

Por meio de uma parceria público-privada com a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), o governo do Estado do Acre inaugurou no sábado (15), o projeto de acesso à internet para levar inclusão digital a comunidade do rio Croa – um paraíso no meio da floresta amazônica – no Juruá, um dos maiores atrativos turísticos da região.

Foto: Marcos Vicentti/Secom

O governador do Acre, Gladson Cameli, esteve na comunidade para a inauguração da conectividade para os ribeirinhos. A rede de sete quilômetros, implantada pela empresa Omegasul, conecta 59 famílias, com 12 pontos gratuitos na parceria público-privada que permite acesso de qualidade à rede mundial de computadores.

A internet é uma benção pra nós. Antigamente o pessoal comprava da gente e ia fazer pix em Tarauacá. Agora, quando eles embarcam somos avisados aqui, graças a Deus e ao governador está dando tudo certo”, disse o governador.

Segundo o secretário Assurbanipal Mesquita, os investimentos na comunidade do rio Croa também partiram de parceiros como o Deracre e o Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), que apoiou os serviços de limpeza da vegetação e acesso adequado para a instalação do cabeamento, aproveitando os postes de energia na região.

“Os desafios continuam, o próximo passo é atender ao pedido de expansão da rede e trazer mais especialização na área de marketing de redes sociais. A partir da conectividade, novos investimentos estão sendo feitos pela comunidade que passou a receber mais turistas, resposta positiva às estratégias do governo”, garantiu Mesquita.

O acesso à internet agrega valor ao turismo ecológico do rio Croa, no Acre. Restaurantes localizados dentro da reserva passaram a agendar visitas de turistas de todos os lugares do Brasil e até do exterior, por aplicativos, facilitando o trajeto feito por pequenas embarcações conectadas através de seus barqueiros com o menu turístico que o Rio Croa oferece.

O secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, conta que “Para potencializar as discussões sobre o turismo aqui no Juruá é necessária a parceria dos setores público e privado. Assim podemos discutir as prioridades e consequentemente planejar e executar projetos para o desenvolvimento do setor na região”.

“Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do setor turístico, viabilizamos essa inovação tecnológica para a comunidade que é um dos pontos turísticos mais visitados da região, a ampliação e a diversificação da oferta turística agregando comodidade e gerando melhorias na renda dessas famílias é nossa prioridade”, ressaltou o gestor da Seict, Alcy Costa.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários