26/04/2024

Centro da cidade de São José dos Campos ganha luminárias com 5G

Estrutura é resultado de uma parceria da prefeitura com a ABDI e o Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Nesta segunda-feira (03), foi anunciada a instalação de 11 luminárias inteligentes com tecnologia 5G na rua Coronel José Monteiro, no centro de São José dos Campos/SP, cidade que fica a 100 km da capital paulista. A estrutura é resultado de uma parceria da prefeitura com a ABDI e o Parque Tecnológico do município.

De acordo com a administração local, o 5G será liberado para o comércio local e posteriormente a população terá acesso gratuito ao Wi-Fi via luminária. Não há custos envolvidos para a cidade que realiza a prova no conceito de sandbox, ambiente experimental de inovação destinado à realização e acompanhamento de testes de novos produtos e serviços aprovado pela Câmara em abril.

São José dos Campos é uma das primeiras cidades do Brasil a implantar o mecanismo.

Os equipamentos instalados são da Juganu, que são fabricados em Israel. Além de São José dos Campos, a parceria da Juganu com a ABDI instalou 250 equipamentos em outras 11 cidades brasileiras. Bruno Gemus, CEO da fabricante, afirmou ao Mobile Time, que a expectativa é ter 3 mil luminárias instaladas até o final de 2023 no Brasil.

Além de conectividade 5G, os equipamentos da Juganu também possuem Wi-Fi 6; small cells 5G da Nokia na faixa de 3,8 GHz; backhaul de rádio em 5,4 GHz; duas câmeras, uma em cada lado, para controle de tráfego; software de telegestão; lâmpada LED. Inclusive, em alguns casos, a luminária inteligente pode ser testada com outras aplicações, como FWA, reconhecimento facial ou leitura de placas de veículos.

Ou seja, o mercado passa a ter mais uma opção para disponibilizar os serviços de conectividade: por meio das concessionárias de iluminação pública, além de ter a oportunidade de ampliar o parque de antenas, proporcionando maior cobertura e qualidade do 5G.

Vale ressaltar que na última terça-feira (27), a cobertura 5G da TIM foi ativada na cidade paulista. A operadora prometeu cobrir com o seu sinal 21 bairros do município até julho, cobrindo 60% da população.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários