20/04/2024

WhatsApp recebe multa milionária por não remover conteúdo proibido

Aplicativo de mensagens da Meta, o WhatsApp, foi multado em alto valor por se recusar a retirar conteúdo do ar.

Um tribunal russo emitiu uma multa de 3 milhões de rublos (cerca de R$ 187 mil) contra o WhatsApp hoje, 1º de junho, por não remover conteúdo considerado proibido no país. Essa é a primeira vez que o aplicativo de mensagens é penalizado por esse motivo na Rússia.

Justiça multa

No ano de 2022, a Meta, empresa controladora do WhatsApp, foi banida na Rússia por ser considerada uma “organização extremista”. Além disso, outros serviços da empresa, como Facebook e Instagram, também foram proibidos no país e já haviam sido multados anteriormente. O Google e o Twitter também enfrentaram penalidades semelhantes.

Embora o WhatsApp ainda esteja em operação na Rússia e seja um aplicativo muito popular, já havia sido multado anteriormente por não cumprir a legislação russa de proteção de dados.

De acordo com a agência de notícias RIA, o WhatsApp se recusou a remover um conteúdo proibido relacionado ao medicamento Lyrica, cuja venda e fabricação são proibidas na Rússia.

Nos últimos tempos, a Rússia tem enfrentado conflitos com grandes empresas de tecnologia. Após o início de sua campanha militar na Ucrânia, o país implementou regulamentações rigorosas de censura. Essas regulamentações resultaram em multas para várias empresas de tecnologia, incluindo o Google, a Wikipedia e o Discord.

Até o momento, a Meta (controladora do WhatsApp) não se pronunciou sobre esse caso específico.

O WhatsApp é popular na Rússia e também no Brasil 

No Brasil, o WhatsApp desfruta de grande popularidade. Não somente na Rússia, mas também aqui, o WhatsApp se destaca como o aplicativo de mensagens mais utilizado, superando concorrentes como o Telegram. Além disso, ele ocupa a posição de destaque nos smartphones brasileiros, aparecendo na tela inicial dos dispositivos como um ícone de atalho.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, o Instagram também acompanha o WhatsApp nessa preferência. Juntos, esses dois aplicativos formam a dupla mais adorada pelos brasileiros, com o WhatsApp presente em 59% dos celulares e o Instagram em 55%.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários