19/04/2024

Android: Google afirma ter banido 1,43 milhão de apps em 2022

Segundo a empresa, 173 mil perfis de desenvolvedores também foram banidos por quebra nos termos do Google Play.

Para manter a segurança, tanto para os usuários quanto para os desenvolvedores, o Google afirma que bloqueou 1,43 milhão de aplicativos para o sistema operacional Android ao longo de 2022 no Google Play. A empresa explica que os softwares tinham diferentes quebras nos termos da loja de app. Seguindo a mesma lógica, 173 mil perfis de desenvolvedores também foram banidos.

A empresa afirma que com banimento do aplicativo e dos perfis, foi possível evitar mais de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10 bilhões) em transações fraudulentas e abusivas.

“O Google Play Protect continua verificando bilhões de aplicativos instalados todos os dias em bilhões de dispositivos Android para manter os usuários protegidos contra ameaças como malware e software indesejado”, explica.

No caso das contas, os principais motivos que levaram às proibições se relacionam com operações de publicação de malware, golpes digitais ou participação em esquemas de fraude.

Segundo o Google, com proteções e políticas reforçadas da plataforma Android e divulgação e educação de desenvolvedores, foram impedidos que cerca de 500 mil aplicativos enviados acessassem desnecessariamente permissões confidenciais nos últimos 3 anos.

Os números fazem parte de um relatório anual publicado pelo Google, de forma a trazer transparência para o ecossistema da Play Store e suas atitudes relacionadas à segurança dos usuários. Outros diversos recursos foram adotados pela empresa para tornar a loja de aplicativo mais segura.

Trabalho com os desenvolvedores

De acordo com o Google, a empresa tem trabalhado com os desenvolvedores para garantir que eles tenham as ferramentas, o conhecimento e o suporte para criar aplicativos seguros e confiáveis ​​que respeitem a segurança e a privacidade dos dados do usuário.

Em 2022, aplicou medidas adicionais de verificação para contas de desenvolvedores, com a exigência de informações como e-mail válido e número de celular, reduzindo drasticamente as tentativas de criação. Como resultado, o programa App Security Improvements ajudou os desenvolvedores a corrigir aproximadamente 500.000 pontos fracos de segurança que afetam aproximadamente 300.000 aplicativos com uma base de instalação combinada de aproximadamente 250 bilhões de instalações.

A empresa também lançou o Google Play SDK Index para ajudar os desenvolvedores a avaliar a confiabilidade e a segurança de um SDK e tomar decisões informadas sobre se um SDK é adequado para seus negócios e usuários.

Por fim, a bigtech diz continuar comprometida “em manter o Google Play e nosso ecossistema de usuários e desenvolvedores seguros e esperamos muitos anúncios interessantes sobre segurança e proteção em 2023”, finaliza.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários