18/04/2024

Embratel lança ferramenta para evitar perda de insumos, vacinas, alimentos e mais

Empresa dedicada a soluções corporativas, a Embratel, lançou uma ferramenta para ajudar no controle de diversos tipos de mercadorias.

A Embratel anunciou o Smart Monitoring, uma ferramenta para ser solução de monitoramento inteligente e em tempo real para evitar perda de alimentos, vacinas, mercadorias e insumos. 

Embratel

A proposta da companhia é que o Embratel Smart Monitoring  sirva para monitorar com Inteligência de Dados as condições de temperatura, umidade e localização de cargas, como produtos sensíveis, durante o transporte ou em locais de armazenamento.

Utiliza sensores de Internet das Coisas (IoT) para gerenciamento e para acompanhar fluxos de veículos, caminhões ou de centros logísticos que podem aumentar sua performance graças à medição remota de informações. Por meio da configuração de parâmetros ideais, o sistema identifica e emite alertas automáticos quando as métricas estão fora do padrão desejado para evitar as perdas. Seu funcionamento é automático e ininterrupto, dispensando o acompanhamento humano para o monitoramento de variáveis.

“Atualmente, a maior parte da cadeia de distribuição e de estoque ainda utiliza registros manuais de temperatura e de umidade de ambientes, o que deixa todo o processo mais vulnerável a erros e com um tempo de resposta ruim diante de possíveis anormalidades”, afirma Mário Rachid, Diretor-Executivo de Soluções Digitais da Embratel. 

O executivo ressalta que a partir da adoção da Smart Monitoring, esse monitoramento passa a ser feito à distância por meio de um sistema inteligente. 

“A solução é capaz de até indicar quando é necessário reparo manual em casos mais críticos. Com a Smart Monitoring, proporcionamos inovação e digitalização para o monitoramento de cargas, apoiando na tomada de medidas rápidas e preventivas em casos de métricas alteradas, evitando prejuízos”, diz.

Como funciona a nova ferramenta da Embratel 

Os sensores que fazem parte da solução são integrados com um SIM Card e permitem uma comunicação de qualidade, segura e com controle, de forma ininterrupta. Os dispositivos são Plug and Play, o que significa que já são configurados e entregues prontos para uso, sem depender de uma infraestrutura de conectividade local. 

Os equipamentos são calibrados e possuem sistema auditável, que garante a veracidade dos dados e atende todas as legislações em vigor.

Com os dados disponibilizados em um painel de controle online e em um aplicativo móvel, as empresas conseguem acessar medições sempre atualizadas e consultar uma base histórica, podendo comprovar que todo o processo logístico de transporte e armazenamento foi realizado adequadamente. Eventuais falhas nos sistemas de refrigeração, por exemplo, podem ser estudadas para não voltarem a acontecer. 

Dessa forma, é ampliada a acuracidade no controle das cargas e a confiabilidade das informações, evitando perda de produtos e os custos resultantes do retrabalho na cadeia de distribuição. A solução é totalmente digital, sem uso de papéis, e é capaz de armazenar históricos e informações relevantes para o negócio, ganhando agilidade e performance.

Para quem é destinado 

A Embratel Smart Monitoring é indicada para os mais variados segmentos, podendo ser usada em pontos fixos, como em almoxarifados e câmaras frias, ou em caminhões e veículos em movimento. Na saúde, a solução pode ser usada por clínicas, laboratórios e farmacêuticas no correto deslocamento e armazenamento de vacinas, medicamentos e insumos, que possuem limites de temperatura e umidade bastante específicos. 

A Smart Monitoring pode ser utilizada por empresas de varejo, logística, agronegócio e alimentos, como laticínios, carnes e peixes, que também precisam de ambientes controlados para evitar o perecimento.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários