17/04/2024

Samsung divulga balanço financeiro e registra queda assustadora nos lucros

Embora a empresa já tivesse comunicado que sofreria uma queda nos lucros, esse é o seu pior resultado parcial em 14 anos.

A Samsung divulgou seu balanço financeiro referente ao primeiro trimestre de 2023, e o resultado veio como uma bomba para o mercado e acionistas. Acontece que a empresa registrou uma queda de 96% nos lucros, registrado em 640 bilhões de won (~US$ 480 milhões, ou R$ 2,4 bilhões).

Entretanto, a Samsung já havia comunicado que sofreria uma queda do tipo nos lucros, quando fosse comparado com o mesmo período de 2022. Esse é o seu pior resultado parcial da empresa em 14 anos.

A causa do desempenho negativo foi a baixa demanda nos chips de memória RAM e ROM, que tiveram queda de 95% em relação ao ano anterior. A Samsung atribuiu o resultado, a “desaceleração dos gastos globais do consumidor no ambiente macroeconômico global incerto” e à queda na demanda por chips de memória.

A divisão de chip registrou perdas de 4,58 trilhões de won, a primeira perda operacional desde 2009, quando o mundo emergiu da crise financeira de 2008. Em 2009, ocorreu a falência do banco Lehman Brothers — um dos momentos mais marcantes da crise financeira global de 2008.

Os fabricantes de chips coreanos, liderados pela Samsung, registraram lucros recordes nos últimos anos com o aumento dos preços desses dispositivos, mas a desaceleração econômica global afetou fortemente as vendas. Durante a pandemia, houve crescimento com os consumidores comprando novos dispositivos, como computadores e celulares, mas as restrições enfraqueceram o mercado, causando inflação e o aumento das taxas de juros.

De acordo com a CNBC, a divisão de chips de memórias é a mais lucrativa da Samsung. Por isso, um baque tão forte no setor impacta significativamente as finanças da sul-coreana. Embora vá diminuir a produção de memórias, a empresa não fará cortes econômicos na infraestrutura e pesquisas da divisão.

Frente ao resultado nada incentivador, para tranquilizar os investidores, acionista e público em geral, a Samsung afirmou que prevê um aumento na demanda de chips de memórias no segundo semestre. O argumento da empresa é que o estoque de seus clientes estará menor após os lançamentos de novos PCs, notebooks e smartphones.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários