06/04/2024

Mais 1610 cidades podem solicitar as antenas parabólicas gratuitas

Mudança de antena parabólica é essencial para expanção da rede 5G pelo país. Alguns cidadãos tem direito a instalação gratuita.

As pessoas que utilizam antenas parabólicas para assistir televisão precisarão substituir seus equipamentos pela nova parabólica digital. Essa substituição é necessária devido à iminente incompatibilidade das parabólicas tradicionais, que operam na frequência de 3,5 GHz, com a implantação do 5G. Em um total de 1.610 municípios brasileiros, famílias que estão cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm o direito de solicitar a instalação gratuita dos kits contendo a nova parabólica digital.

Antena

Veja aqui a lista de cidades que podem realizar o agendamento!

“O modelo antigo das antenas parabólicas enfrenta interferência do sinal 5G, uma vez que ambos utilizam a mesma frequência. Com o avanço da quinta geração das redes móveis no país, a distribuição dos kits está alcançando cada vez mais cidades. Além de proporcionar uma melhor qualidade de som e imagem, as parabólicas digitais permitem que as famílias continuem desfrutando de uma programação diversificada com ainda mais qualidade”, explica Juscelino Filho, ministro das Comunicações.

Ele acrescenta: “É importante ressaltar que o agendamento e a instalação são realizados sem custos”.

Na Região Sudeste, já estão disponíveis agendamentos para a troca dos kits em 529 cidades. Em seguida, temos a Região Sul, com 529 municípios; o Nordeste, com 311; o Centro-Oeste, com 150; e a Região Norte, com 129 municípios. Essa iniciativa é coordenada pela Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa – EAF) e conta com a supervisão do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O pacote gratuito é composto por uma antena digital, um decodificador, um controle remoto com pilhas e os cabos necessários para conectar os aparelhos à televisão. A instalação é realizada por técnicos da empresa Siga Antenado, que vão até a casa dos beneficiários no dia marcado. Para que a substituição seja concluída, o beneficiário precisa ter uma antena parabólica convencional instalada e funcionando.

Agendamento

As famílias que se enquadram nos critérios para receber o equipamento devem agendar a substituição dos pacotes ligando para o número 0800 729 2404 ou acessando o site sigaantenado.com.br. O beneficiário precisa fornecer suas informações pessoais, o número do CPF e o Número de Identificação Social (NIS).

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários