28/04/2024

Europa adianta processo de regulamentação de IA como ChatGPT

Dúvidas em relação ao bom uso de ferramentas como o ChatGPT fazem a Europa adiantar a regulação da AI no continente.

A regulamentação para Inteligências Artificiais está em andamento na Europa. Os membros do Parlamento Europeu estão buscando conceder novos poderes aos reguladores para supervisionar o desenvolvimento de tecnologias como aquelas por trás do ChatGPT, que é o maior esforço até o momento no Ocidente para controlar uma das áreas mais promissoras da inteligência artificial (IA) atualmente.

AI

Devido ao rápido avanço da IA nos últimos meses, é necessário um novo conjunto de regulamentações adaptadas para lidar com as potentes ferramentas de IA de uso geral, afirmou um grupo influente de legisladores da União Europeia em uma carta aberta.

O grupo de parlamentares responsável por redigir uma nova versão do que é conhecido como AI Act, dentro do bloco, está empenhado em incorporar cláusulas ao projeto de lei que visam promover o desenvolvimento de inteligência artificial de alta potência centrada no ser humano, segura e confiável, de acordo com uma carta analisada pelo The Wall Street Journal.

Os legisladores afirmam que, devido à rápida evolução da inteligência artificial (IA) poderosa, é necessária uma atenção política significativa. Eles destacam que o projeto de lei pendente da União Europeia, que os formuladores de políticas pretendem aprovar ainda este ano, pode servir como um modelo para outras iniciativas regulatórias em diferentes tradições e ambientes regulatórios em todo o mundo.

Essa declaração, vinda de algumas das vozes mais influentes na elaboração da legislação de IA na União Europeia, impulsiona ainda mais os apelos de alguns pesquisadores e tecnólogos para que os reguladores restrinjam ou suspendam o desenvolvimento de ferramentas de IA extremamente poderosas, em parte para permitir que os reguladores se mantenham atualizados.

No final do mês passado, um grupo composto por pesquisadores de Inteligência Artificial (IA) e executivos de tecnologia, incluindo Elon Musk, que anunciou sua própria tecnologia de IA generativa, assinou uma carta aberta do Future of Life Institute. Essa carta pedia uma moratória de seis meses no treinamento da próxima geração de ferramentas de IA, a fim de dar tempo aos reguladores e à indústria para estabelecer padrões de segurança.

Além disso, os envolvidos descreveram um possível modelo de risco da IA como “perda de controle de nossa civilização” e instaram os reguladores a intensificar o trabalho em conjunto com os desenvolvedores de IA.

Outro grupo separado de especialistas em ética e pesquisadores de IA também escreveu uma carta aberta na semana passada, instando a União Europeia a incluir disposições que abordam os possíveis riscos da “IA de propósito geral”.

Dragos Tudorache, membro do Parlamento Europeu, co-líder do trabalho do órgão sobre a Lei da IA, juntamente com o italiano Brando Benifei, afirmou que o grupo elaborou a carta em resposta à carta do Future of Life Institute.

Na nova carta, os legisladores da União Europeia expressaram que compartilham algumas das preocupações levantadas pelo Instituto, embora discordem de algumas das declarações mais alarmistas. No entanto, eles acreditam que a regulamentação adequada pode ser uma ferramenta para permitir que a humanidade aproveite os benefícios da Inteligência Artificial (IA) e evite possíveis cenários desafiadores no futuro. Além disso, enfatizaram que trabalharão em conjunto para direcionar a história na direção correta.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários