12/04/2024

Anatel quer trazer mais fabricantes de smartphones para o Brasil

Segundo o presidente da autarquia, Carlo Baigorri, o mercado de telefonia celular precisa ter mais marcas e modelos à venda no país.

Durante o Seminário Conectividade Significativa: Um Novo Desafio para o Brasil, que acontece no auditório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília, o presidente da autarquia, Carlo Baigorri, falou sobre o mercado de smartphones no país. O evento, que vai até hoje (26), é organizado conjuntamente pela agência e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Segundo o executivo, o mercado brasileiro de celular precisa ser mais competitivo. Para isso, a Anatel está analisando formas de trazer mais fabricantes de smartphones para o país, uma vez que o mercado local precisa de mais marcas e modelos disponíveis no comércio. Ponto foi defendido por Baigorri durante a abertura do evento nesta terça-feira (25).

Ele citou que “Hoje no Brasil, quando pensamos nos celulares, temos pouca diversidade. No Brasil não temos aparelhos Huawei, Oppo, VIVO”. As três marcas possuem pouca presença nas vendas nacionais. Lembrando que a Huawei voltou ao mercado local em 2019, enquanto que a Oppo só chegou aqui em meados de 2022. No momento, Samsung, Apple e Motorola são as marcas com maior participação nas vendas no Brasil.

Baigorri falou que o Poder Público, tradicionalmente, busca baratear dispositivos com incentivos tributários, mas ele diz que há alternativas regulatórias.

“Quando a gente pensa em baratear o device, a gente pensa em isenção tributária. Mas queria pedir ao Caram [Vinícius Caram, superintendente da Anatel] analisar como trazer mais competição para esse mercado, como trazer mais fornecedores, para que as forças do mercado façam com que o custo dos aparelhos seja mais acessível e fazer com que essa barreira, que é ter o device, seja superada”.

O presidente também falou que a Anatel entra em nova fase, diferente da criada há 25 anos atrás. Ele diz que todos esses anos, a agência se concentrou na ampliação da infraestrutura de telecomunicações no país, afirmando que há 8,5 mil localidades ainda sem rede, mas no resto do país, a maioria da população vive onde há rede.

“Para todo o restante da população que já tem conectividade, o desafio [do Poder Público] é outro, é garantir que quem tem o acesso possa efetivamente utilizar o serviço de forma plena e segura”, defendeu.

Baigorri explica que ter acesso a um aparelho celular é uma das barreiras para que a população tenha conectividade. Por isso, aumentar a competição e baixar o preço dos smartphones passa a ser assunto de discussão.

O executivo falou também sobre aumentar o conhecimento das pessoas em relação ao uso da internet. “[A falta de] Letramento digital é a principal razão para alguém não acessar a internet hoje. Isso traz a reflexão de que precisamos sair do modelo de construir redes e levar as pessoas a usar as redes que foram construídas”, finalizou.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários