23/04/2024

Som Livre e Globoplay diminuem prejuízo da Globo em 2022

Venda da gravadora e crescimento do streaming fizeram a empresa ter um prejuízo menor em 2022 em relação ao balanço financeiro de 2021.

Nesta terça-feira (28), a Globo divulgou internamente seu balanço oficial de 2022, e embora tenha apresentado prejuízo de R$ 41 milhões, na comparação com o ano de 2021, a empresa conseguiu se recuperar, uma vez que prejuízo havia sido de R$ 121 milhões.

De acordo com o Notícias da TV, a venda da Som Livre e o crescimento do Globoplay tiveram papel importante na recuperação do conglomerado de mídia. A gravadora foi vendida para a Sony Music, que pagou US$ 255 milhões para a Globo, sendo que na transação, foi possível faturar R$ 1,295 bilhão, mais do que o lucro anual.

No streaming, o sucesso do Big Brother Brasil (BBB), da novela Pantanal e Todas as Flores foi essencial para o crescimento do Globoplay, sendo que em 2021, a plataforma cresceu 27%, enquanto que o faturamento subiu 30%.

No total, a receita da empresa ano passado foi de R$ 15,1 bilhão, com aumento de 6,7% em relação ao ano anterior, sendo que desse valor, cerca de 60% corresponde a publicidade, na TV aberta, por assinatura e digital. Os outros 40% correspondem ao conteúdo, canais pagos, Globoplay, pay-per-view, on demand e licenciamento de programas.

O crescimento do Globoplay e do Globoplay+Canais, mesmo num cenário em que o mercado de streaming experimentou dificuldades no Brasil e no mundo, foi importante para mitigar a curva declinante de assinantes da TV paga“, Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo em comunicado aos funcionários.

O caixa da Globo fechou 2022 com R$ 15 bilhões e R$ 5,5 bilhões de dívidas. Só com imposto de renda e contribuição sindical, a emissora teve um prejuízo de R$ 282 milhões no ano passado, apesar de ter recebido um crédito de R$ 162 milhões em 2021.

Embora tenha faturado mais de R$ 1 bilhão com as cotas de patrocínio, o que pesou nos resultados da empresa foram os gastos com conteúdos, como os direitos da Copa do Mundo, pagando caro para poder exibir o torneio. “Os custos de amortização dos direitos da Copa do Mundo acabaram por consumir os resultados acumulados dos três trimestres anteriores“, afirma Paulo Marinho.

A emissora fechou o ano com com Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) negativo de R$ 41 milhões. Se não fossem os gastos com o campeonato, o resultado seria de R$ 753 milhões positivo, segundo o site.

FonteUOL
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