29/04/2024

Netflix discorda de streamings pagarem pelo uso da rede de internet

‘As operadoras de rede é que deveriam nos pagar pelo custo de produção de conteúdo, mas não vamos pedir isso’, diz co-CEO Greg Peters.

A ideia de fazer com que os serviços de streaming pagassem pelo uso das redes de internet para as empresas de telecomunicações foi rebatida pelo co-CEO da Netflix, Greg Peters. Segundo o executivo, são plataformas de conteúdo como a Netflix que fazem com que clientes busquem por planos de banda larga mais caros, o que beneficia os provedores no mundo.

O executivo participou do Mobile World Congress (MWC 2023), que acontece nesta semana em Barcelona, na Espanha. Durante sua apresentação, ele disse que “Alguns dos nossos parceiros ISPs [provedores de serviços de internet] propuseram taxar companhias de entretenimento para subsidiar suas infraestruturas de rede, mas não deveria ser uma escolha binária entre grandes telcos e empresas de entretenimento”.

“Taxas assim teriam um efeito adverso significativo. Reduziriam o investimento em conteúdo, que prejudicaria comunidades criativas locais e a atratividade de pacotes de banda larga”, complementou.

Segundo Peters, as plataformas de streaming precisam ser enxergadas pelas empresas de telecomunicações como parceiras, uma vez que são essas companhias que aumentam o valor dos serviços de internet. “Melhores e mais variados conteúdos levam a mais pessoas dispostas a pagar por melhores serviços de banda larga”, frisou.

“Acredito que é muito melhor empresas de entretenimento e operadoras se concentrarem no que fazem melhor e, através disso, criarem uma onda de crescimento que beneficie a ambas”, opinou.

Inclusive, ele falou sobre a importância que a Netflix tem nos serviços de internet, uma vez que muitos pacotes incluem acesso à plataforma, afirmando que a empresa tem parceria com mais de 160 teles e IDPs ao redor do mundo. No Brasil, temos exemplos como o da Brisanet, empresa de telecomunicações nordestina, que conta com um plano de banda larga que inclui acesso à Netflix.

Além disso, Petes ainda fala da empresa ter gastado mais de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 5,2 bilhões) no programa Open Connect, o qual facilita a transmissão de vídeos ao armazenar o conteúdo em diversos pontos de acesso, reduzindo o tráfego de dados.

Em seu discurso, o executivo ainda falou sobre as margens de lucro da Netflix, que são menores do que teles, exemplificando com a British Telecom (BT) e Deutsche Telekom. Ainda provocou dizendo que “As operadoras de rede é que deveriam nos pagar pelo custo de produção de conteúdo, mas não vamos pedir isso”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários